BrasilNotícias

Brasil cai 10 posições em índice de percepção da corrupção em 2023

Brasil fica em 104º lugar no índice de Transparência Internacional

Em 2023, o Brasil caiu dez posições e perdeu dois pontos no “Índice de Percepção da Corrupção” da Transparência Internacional, conforme divulgado na terça-feira (30). O país marcou 36 pontos e ocupou a 104ª posição entre os 180 países avaliados, empatado com a Argélia, Sérvia e Ucrânia.

O Brasil não alcançou a média global (43 pontos), nem a média regional das Américas (43 pontos), tampouco a média dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foi de 66 pontos. Além disso, a pontuação do país também foi inferior à média de um grupo de países categorizados como “democracias falhas” (48 pontos).

Segundo a organização, “o pilar de controle jurídico permanece em estado crítico, sendo principalmente negligenciado na recuperação da independência do sistema de Justiça”.

Em 2023, os países que obtiveram as melhores colocações no ranking do IPC foram a Dinamarca, que marcou 90 pontos; a Finlândia, com 87 pontos; a Nova Zelândia, com 85 pontos; a Noruega, com 84 pontos; e Cingapura, que alcançou 83 pontos.

Os países com as piores avaliações foram a Somália, que recebeu 11 pontos; a Venezuela, Síria e Sudão do Sul, cada um com 13 pontos; e o Iêmen, com 16 pontos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo