Campo GrandeNotícias

Sessão Solene na sexta-feira comemora os 50 anos da Embrapa com outorga de Medalha

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizam nesta sexta-feira (19), às 19 horas, Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”.

A comenda foi instituída por meio da Resolução n. 1.370/23 e visa comemorar os 50 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Embrapa Gado de Corte.

Na ocasião serão homenageadas personalidades que tenham prestado relevantes contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras na área da pesquisa agropecuária.

Sobre a comenda – A Medalha presta homenagem a Afonso Nogueira Simões Corrêa, natural de Maracaju, MS, onde nasceu em 19 de junho de 1922, graduou-se em agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa em 1945, com pós-graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Faleceu em Campo Grande, MS, no dia 18 de março de 2016, aos 94 anos.

Dentre os relevantes serviços prestados ao Estado de Mato Grosso do Sul, destaca-se o papel que teve como coordenador da comissão especial designada pelo Presidente da República Ernesto Geisel para os trabalhos de divisão do estado de Mato Grosso, organização e instalação do novo estado de Mato Grosso do Sul. Instalado o novo Estado, exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico, na gestão do governador Harry Amorim Costa.

Liderando um grupo técnico composto por funcionários do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste – IPEAO, foi autor de documento com exposição de motivos, com base no qual, o Presidente Geisel decidiu pela indicação de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, instalado a partir do dia 18 de agosto de 1975.

A partir de 12 de maio de 1980 passou prestar serviços à Embrapa Gado de Corte, como assessor técnico, função que exerceu até a sua aposentadoria, em 20 de setembro de 1996, deixando à equipe um legado de integridade, competência, seriedade e dedicação ao trabalho.

Acompanhe – A sessão solene será realizada no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, nº 1.600, bairro Jatiuca Park, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Casa de Leis, e também pelo canal aberto da TV Câmara (7.3).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo