NotíciasPolítica

Lula usa todo o seu poder para forçar a nomeação de Guido Mantega na Vale

Lula insiste na nomeação de Guido Mantega como CEO da Vale em nova etapa da sucessão da mineradora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua a insistir na nomeação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para o cargo de CEO da Vale, dando início a uma nova etapa na sucessão da mineradora que deve ter momentos decisivos nos dias seguintes.

Lula está interferindo diretamente na Vale, uma empresa que foi privatizada há quase trinta anos, tentando influenciar sua direção. Eduardo Bartolomeo, o atual presidente, tem seu mandato até maio. No entanto, de acordo com o estatuto da empresa, o conselho de administração deve anunciar pelo menos quatro meses antes se o CEO será mantido ou se começará um processo para selecionar um novo executivo. Essa decisão crucial será tomada pelo conselho em 31 de janeiro.

Há mais de um ano, o governo tem insistido na nomeação de Guido Mantega para o cargo. Em 2023, na primeira vez que tentaram, a resposta do mercado foi desfavorável, causando uma redução no valor das ações da Vale na Bolsa de Valores (B3). Com o término do mandato de Bartolomeo se aproximando, o Planalto aumentou a pressão para que Mantega seja nomeado.

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, Alexandre Silveira, o Ministro de Minas e Energia, teria se comunicado com os acionistas da mineradora Vale. Ele teria afirmado que Lula está determinado em colocar Mantega na liderança da empresa. No entanto, Silveira também declarou publicamente que o governo não vai forçar a indicação do ex-ministro, em respeito à governança da empresa.

No Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, Silveira enfatizou que o governo deseja envolver-se na discussão a respeito do futuro da principal mineradora do país, com o objetivo de recuperar sua classificação como a maior do mundo.

Eduardo Bartolomeo tomou posse como presidente em 2019, sucedendo a Fabio Schvartsman, que foi afastado após o desastre da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG). Atualmente, o conselho está dividido sobre a permanência de Bartolomeo. Ele tem sido criticado por sua postura discreta e distante do governo, que está concentrado na gestão profissional, tanto pelo governo federal quanto pelo PT. Bartolomeo foi reeleito em 2021, no entanto, o futuro da liderança da Vale ainda é incerto devido às pressões políticas e aos interesses dentro do conselho da empresa de mineração.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo