NotíciasPolítica

Lula cobra agilidade de Alckmin e diz que Haddad tem que trocar livro por diálogo com Congresso

Presidente aproveitou evento para cobrar equipe publicamente e citou Haddad, Rui Costa e Wellington Dias

Nesta segunda-feira, 22, o presidente Lula (PT) expressou descontentamento com os ministros de sua administração. Ele fez seus comentários durante a cerimônia de lançamento do ‘Acredita’, um novo esquema de renegociação de dívidas, onde exigiu uma melhor coordenação de sua equipe com o Congresso Nacional. Lula, usando palavras mais severas, pediu ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para ser mais ágil e até solicitou que Fernando Haddad se envolva mais com o Senado e a Câmara, “ao invés de ler um livro”.

Durante seu discurso, o presidente expressou insatisfação com os ministros e indicou uma necessidade de mudança de comportamento e prioridades. Além de Haddad e Alckmin, também foram mencionados Rui Costa, ministro da Casa Civil, e Wellington Dias, encarregado do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social.

“O Alckmin tem que ser mais ágil, tem que conversar mais. O Haddad tem que, ao invés de ler um livro, perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington, o Rui Costa, passar maior parte do tempo conversando com bancada A, com bancada B”, enfatizou Lula.

O presidente faz uma cobrança pública à equipe em um cenário onde a articulação política está sendo criticada no Congresso Nacional. Arthur Lira (PP-AL), que preside a Câmara dos Deputados, já apelidou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de “incompetente” e afirmou ser seu “desafeto pessoal”.

Devido aos conflitos com Lira e às críticas sobre a forma de articulação do governo, Lula promoveu um encontro de emergência com os ministros na última sexta-feira, dia 19. Agora, o presidente planeja se encontrar também com o próprio Arthur Lira e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo