Polícia

Corregedoria Geral da PMMS visita Unidades Operacionais e de Ensino da Corporação


Campo Grande (MS) – A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da sua Corregedoria Geral iniciou nesta semana uma série de visitas às Unidades Operacionais e de ensino da PMMS, com a finalidade de realizar as correições e padronizações dos processos e procedimentos criminais e administrativos/disciplinares praticados no âmbito da Corporação.

As visitas estão reguladas na Instrução Normativa nº 001/COREEG/PMMS/2021, publicadas no Boletim do Comando Geral da PMMS, constando que as visitas serão realizadas nas Unidades Operacionais da Capital e do Interior, e nas Unidades de Ensino, de acordo com um cronograma pré-estabelecido para o 1º semestre deste ano.

Conforme a previsão, na data de 03 de março último foram visitadas o 1º Batalhão de Polícia Militar, unidade responsável pelo policiamento da região central da Capital e a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da Região Urbana do Imbirussu.

Segundo o Corregedor-Geral da PMMS, Coronel QOPM Emerson de Almeida Vicente, a Corregedoria é o órgão responsável pela preservação da disciplina, da hierarquia e da ética policial militar. Cumpre esse papel realizando as apurações de fatos relativos a desvio de conduta de policiais militares, mas também fazendo parte de suas atribuições a coordenação, controle e fiscalização dos setores responsáveis pelas ações de polícia judiciária militar e apuração de responsabilidade disciplinar das Unidades Operacionais e Escolar, ou seja, as Seções de Justiça e Disciplina das OPMs.

De maneira global a Corregedoria tem o objetivo de manter o estado disciplinar da tropa e exigir o cumprimento da leis, de maneira que a PMMS por meio das ações de fiscalização e controle das ações dos policiais, mantenha o nível de comprometimento e credibilidade da PM junto a população de Mato Grosso do Sul, buscando mitigar as oportunidades de desvios de conduta dos seus integrantes.

“As visitas programadas, neste primeiro semestre, serão de orientação e alinhamento de condutas dos setores de fiscalização sob a responsabilidade dos Comandantes de OPM”, frisou o Coronel PM Almeida.

As visitas serão realizadas por equipes formadas por Oficiais das diversas seções da Corregedoria, coordenadas pelos Coronéis componentes da Assessoria de Polícia Judiciaria Militar.

Assessoria de Comunicação Social da Corregedoria da PMMS

Publicado por: Aline

Fonte: PM MS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo