InternacionalNotícias

Revista norte-americana Time publica que Moraes chegou ao poder após morte de Teori Zavascki

Ascensão de Alexandre de Moraes ao poder após a morte de Teori Zavascki foi abordado por evista norte-americana

Segundo a revista Time, a ascensão controversa do juiz brasileiro Alexandre de Moraes ao poder ocorreu após circunstâncias questionáveis. Teori Zavascki, seu antecessor, morreu em um enigmático acidente de avião após dar autorização para investigações de corrupção contra muitos políticos em 2017, dentro do contexto da “Operação Lava Jato”. O avião de pequeno porte que transportava Zavascki caiu durante um voo de férias para o Rio de Janeiro. De acordo com a Time, a investigação englobou quase todos os políticos do Brasil, incluindo o presidente da época, Michel Temer, mencionado em acordos de delação premiada.

O “The Guardian” informou que “Zavascki havia acabado de retornar de férias e estava prestes a decidir sobre a admissibilidade dos depoimentos de delação de 77 executivos da Odebrecht, que provavelmente implicariam muitas das figuras mais poderosas do Brasil e de seus vizinhos latino-americanos”.

Investigações adicionais a respeito do acidente não identificaram problemas mecânicos na aeronave. Conforme o ‘The Guardian’ e outras fontes, “as gravações de voo sugeriram que não houve falha nos equipamentos” e não havia nenhum sinal nas comunicações com o aviador de que este estivesse enfrentando problemas.

Surge então Alexandre de Moraes, indicado por Temer, que era presidente naquele momento, para substituir Zavascki, enquanto desempenhava a função de Ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Temer.

Antes de ser nomeado em 2016, de Moraes estava a serviço do Presidente Temer, que alegadamente foi alvo de um hacker que tentava chantageá-lo com informações e fotos comprometedoras adquiridas do telefone roubado da esposa de Temer. A pedido de Temer, de Moraes agiu prontamente e capturou o suposto hacker. Portanto, a publicação diz que é possível afirmar que Temer tinha uma espécie de ‘dívida’ com Moraes ao nomeá-lo para liderar o judiciário.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo