BrasilNotícias

Delegados eleitos no Cemigrar representarão MS em conferência nacional no Paraná

A I Cemigrar (Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia – Cidadania em Movimento), realizada pela Sead (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Assistência), na última semana, elegeu oito delegados para a conferência nacional, com previsão de realização em julho deste ano em Foz do Iguaçu (PR).

Como delegados migrantes foram eleitos pela Capital o haitiano, Junel Ilora e o venezuelano, José Luís Morales. Do interior as venezuelanas, Sofia Caroline Gonzalez Romero (Dourados) e Angela Caridade Sora (Cassilândia), foram eleitas.

Pelo Brasil, Niura Montalvão e Andréa Cavararo, de Campo Grande e Arthur Pinheiro de Azevedo Bonzatto (Dourados) e Solange Nines Pereira (Nova Andradina) completam os delegados por MS.

Auditório da UCDB centro ficou lotado durante os dois dias da conferência

Realizada pela primeira vez em MS a conferência reuniu mais de 200 participantes na última sexta e sábado, no auditório da UCDB, no centro de Campo Grande. Foram debatidos e aprovados eixos para serem discutidos em âmbito nacional.

Ben-Hur Ferreira, secretário-executivo de Direitos Humanos da Sead, reforçou a realização da conferência como oportuna e estratégica, sendo a I Cemigrar de MS um fato histórico para discussão e debate dos direitos, fortalecendo o debate das políticas públicas.

O coordenador-geral de Imigração Laboral do Ministério da Justiça, Jonatas Pabis, presente no evento, destacou que a questão envolvendo documentos é um grande desafio para os migrantes, sendo essa barreira uma das principais a ser superada e de caráter crucial.

No ano passado, o CADH (Centro de Atendimento em Direitos Humanos – Migrantes, Idosos, Criança e Adolescente, Pessoa com Deficiência) realizou 1.575 atendimentos presenciais, no quais deram apoio aos imigrantes para a emissão de documentos.

A programação do evento trouxe, dentre outras atividades, palestra magna com o professor doutor, Cesar Augusto Silva da Silva, docente da UFMS, com o tema “Desafios e Perspectivas da Política Nacional para Migrações e Refúgio” e a participação do coordenador-geral da imigração laboral do Ministério da Justiça, Jonatas Luis Pabis.

As duas participações podem ser revistas pelo canal da Sead no YouTube (@SeadTVMS).

Leomar Aves Rosa, Comunicação Sead
Fotos: Monique Alves

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo