Polícia

Oficial da PMMS representa o Brasil em Intercâmbio de Polícia Comunitária realizado pela SENASP


Campo Grande (MS) – Uma Oficial da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foi escolhida para representar o país em um intercâmbio realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

O evento aconteceu entre os dias 08 e 10 de março de 2021, no escritório da Agência de Cooperação Internacional Brasil-Japão (JICA), do Programa de Co-criação de conhecimentos sobre Policiamento Comunitário. As atividades envolveram diversos países. O Brasil participou juntamente com Bangladesh, Benin, Butão, Camboja, República Democrática do Congo, Guatemala, Honduras, Malawi, Maldivas e Santa Lúcia.

Os participantes compartilharam suas vivencias em policiamento comunitário, tendo a SENASP apresentado um panorama sobre a atuação das Forças de Segurança Brasileira frente à crise originada pela pandemia mundial causada pelo coronavírus. O curso, que inicialmente seria feito no Japão, foi readequado e realizado de forma on-line, para garantir a prevenção e a não propagação da doença.

A representante da SENASP foi a Major da PMMS Cleide Maria da Silva, escolhida após processo seletivo entre os policiais militares brasileiros possuidores do Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária. O curso exigia fluência na língua inglesa, visto as dinâmicas por ser realizado predominantemente nesse idioma.

“Participar do curso e também em representar o Brasil nessa temática compartilhando experiências com outros países é, principalmente em tempos de pandemia, onde se evidencia ainda mais a necessidade de reforçar as premissas da filosofia de polícia comunitária de que juntos somos mais fortes para vencer qualquer obstáculo”. Concluiu a Major Cleide Maria.

De acordo com a SENASP, o programa de co-criação de conhecimentos proporciona uma visão sistêmica mundial sobre as ações desenvolvidas pelos países, bem como auxilia na construção de políticas públicas conjuntas para uma cultura de paz, alinhados aos pressupostos nacionais e internacionais. Assim, as ações de prevenção desenvolvidas por meio da aproximação entre as forças de segurança e a comunidade não só cumprem com a Política e Plano Nacional de Segurança Pública, como garantem redução de criminalidade e aumento da sensação de segurança.

Fonte: CGPS/DPSP/SENASP

Publicado por: Daniel Pinheiro

Fonte: PM MS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo