BrasilNotícias

Lula derrete no nordeste e pesquisas indicam queda fora da margem de erro e acima de 10 pontos declínio na popularidade do líder petista em seu principal reduto

Declínio na popularidade do líder petista em seu principal reduto

No seu terceiro mandato como líder do Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está passando por um dos piores momentos políticos de sua carreira. Mesmo detendo o cargo mais alto do Executivo nacional, o líder do PT está vendo uma diminuição alarmante em seu poder eleitoral em todo o Brasil.

Atualmente, o petista está sofrendo uma grande perda de capital político nas quatro áreas do país – Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste – além de também estar perdendo apoio no Nordeste, que é o seu reduto tradicional. O Partido dos Trabalhadores jamais poderia imaginar este cenário, nem mesmo nos seus piores pesadelos, especialmente considerando o significativo apoio que Lula tem recebido da grande imprensa. Isso tem contribuído para manter sua imagem ilibada para uma parte da sociedade que é alcançada pelas mídias tradicionais.

Mesmo considerando, o panorama não parece nada positivo. As constantes visitas de Lula ao Nordeste sugerem que o “lulopetismo” está se armando para atravessar um extenso período de instabilidade. Nenhuma outra região do país tem sido tão visada pelo Planalto quanto o Nordeste, com a presença assídua do líder de esquerda.

Mesmo os mais esperançosos dentro do círculo de Lula têm estado firmes em encontros internos com líderes: a fissura na vasta muralha vermelha está acontecendo em todos os estados do Brasil, sem exceção, e agora a rejeição no Nordeste está se acentuando e, se o pessimismo continuar a crescer, pode até se aliar às outras quatro regiões do país, onde a desaprovação de Lula já é majoritária.

A gravidade da situação é ilustrada por pesquisas recentes de três institutos renomados, que indicam que o apoio ao terceiro mandato do político do PT caiu mais de dez pontos no Nordeste, como pode ser visto nos gráficos abaixo. Além desses dados, outras pesquisas também sugerem que o declínio desse suporte avançou rapidamente nas três maiores cidades da região: Fortaleza, Salvador e Recife. Em Fortaleza, a insatisfação com o governo subiu 17 pontos em um ano, de acordo com o Paraná Pesquisas.

A queda na aprovação de Lula no Nordeste foi superior a dez pontos percentuais, conforme apontado por três grandes pesquisas: Paraná Pesquisas, Ipec e Atlas/Intel. De acordo com o Paraná Pesquisas, as classificações ‘Ótimo/Bom’ diminuíram de 49,3% para 39%, ao passo que as ‘Ruim/Péssimo’ aumentaram de 23,6% para 30,5%.

Os dados do Ipec mostram uma tendência similar, com as avaliações de ‘Ótimo/Bom’ caindo de 53% para 43%, enquanto as classificações ‘Ruim/Péssimo’ subiram de 13% para 19%.

No caso da Atlas/Intel, o efeito também corresponde a aproximadamente 10 pontos, com as classificações ‘Ótimo/Bom’ declinando de 57,9% para 46,9%, enquanto as avaliações ‘Ruim/Péssimo’ experimentaram um ligeiro crescimento, passando de 26,6% para 27%. Contudo, é notável o incremento na classificação ‘Regular’, que ascendeu de 12,8% para 20,7%. As informações são do conexão politica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo