NotíciasPolítica

Investigação da PF mira André Fernandes por autodeclaração de cor/raça

Inquérito Revela suposta Inconsistência na Autodeclaração Racial de Parlamentar

Na terça-feira 30, a Polícia Federal (PF) convocou o deputado federal André Fernandes (PL-CE) para prestas depoimento. A investigação policial em questão refere-se a uma alegada entrada de “dados falsos” no sistema da Justiça Eleitoral.

A investigação encontrou discrepâncias na autodeclaração racial do legislador durante as eleições de 2022. No processo, o delegado Janderlyer Gomes de Lima pede ao deputado para esclarecer a suspeita de “possível ocorrência” do artigo 350 do Código Eleitoral, que aborda a inclusão de informações falsas para objetivos eleitorais.

O documento menciona que uma representação contra o deputado foi formalizada por parlamentares, sem especificar os nomes.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará, Fernandes se identificou como pardo em eleições passadas. Contudo, na disputa de 2022, começou a se declarar como branco.

O caso foi considerado uma “piada de mau gosto” pelo congressista. Entre 19 e 23 de fevereiro, a oitiva deve ser realizada através da plataforma Teams.

Quem é André Fernandes

André Fernandes, deputado federal representante do Ceará, conseguiu se eleger com uma contagem de 229.509 votos. Hoje em dia, ele ocupa a posição de vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados e é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza.

O deputado foi responsável por estabelecer a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para examinar os acontecimentos do dia 8 de janeiro.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo