NotíciasPolítica

Governo Lula assina contrato milionário com empresa acusada de garimpo ilegal na Amazônia

Segundo o jornal Estadão, o valor firmado entre a Piquiatuba Táxi Aéreo e Ministério da Saúde é de R$ 14,4 milhões

O jornal Estadão divulgou uma reportagem onde foi revelado que o governo de Lula, do Partido dos Trabalhadores, através do Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade, firmou um contrato de alto valor, totalizando R$ 14,4 milhões, com a Piquiatuba Táxi Aéreo. Esta empresa tem respondido na Justiça desde 2021 por acusações de mineração ilegal de ouro em uma reserva biológica na Amazônia.

No ano de 2023, dois contratos foram assinados entre a pasta da Saúde e a empresa ré, que tem sede em Santarém, Pará. A Piquiatuba, segundo acusações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público (MP), teria utilizado aeronaves para dar suporte a um garimpo localizado dentro da Reserva Biológica Maicuru, na região norte do Pará.

A “Reserva Biológica Maicuru” está localizada perto de indígenas que vivem isolados. Segundo o Estadão, o iniciador da atividade de garimpo, Armando Amâncio da Silva, é progenitor dos parceiros da Piquiatuba, Edson Barros da Silva e Patrick Paiva da Silva. Foi ele quem montou o conglomerado empresarial da família a partir da mineração ilegal de ouro.

Os donos da empresa: Edson Barros da Silva, Armando Amâncio da Silva e Patrick Paiva da Silva, da esquerda para a direita | Foto: Montagem/Estadão/@Edson7777 e @patrickpaiva 

A Justiça Federal aceitou a denúncia, e a empresa está respondendo em primeira instância.

A reportagem divulgou que os acordos do MS para a locação de aeronaves no Pará com a Piquiatuba foram estabelecidos em junho e agosto do ano anterior pelos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEis) de Tapajós e de Kaiapó Redenção, ambos associados ao departamento liderado pela ministra Nísia Trindade, socióloga e ex-presidente da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz)}

A ligação com o ministro do Turismo

Edson, empresário e piloto de avião, é casado com Adriana Almeida, vereadora de Santarém pela União Brasil, que é aliada a Celso Sabino, ministro do Turismo, também da União Brasil. Patrick, irmão de Edson, cuida do departamento de recursos humanos da empresa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo