MSNoticias

Editora da UEMS lança livro infantil abordando inclusão de forma lúdica

Ronaldo conta que a história infantil tem um apelo subjetivo ao autismo, quando remete à cor azul da nova integrante da família

A Editora UEMS lançou o livro infantil “A Família Colorê”, que conta a história de uma família colorida que é surpreendida com a chegada de um novo membro: uma menina azul. O texto é de Ronaldo Rodrigues Moises, professor efetivo das redes estaduais e municipais de Educação de Mato Grosso do Sul e técnico do laboratório de acessibilidade e inclusão da UEMS, em Campo Grande.

Ronaldo conta que a história infantil tem um apelo subjetivo ao autismo, quando remete à cor azul da nova integrante da família. “A história é um pouco da minha história também, que tive uma filha que nasceu prematura, com alguns traços de autismo. O livro conta como é a chegada de um novo membro da família e ainda de cor diferente”, explica Ronaldo.

De origem nordestina, Ronaldo ainda levou ao livro, traços do Cordel, com a intenção de manter a leitura leve e atrativa para crianças e adultos. “O texto traz elementos da minha identidade, minha origem nordestina, que lembra o cordel. Não é exatamente um cordel, mas fiz questão de homenagear minha identidade, de minha família e de meus alunos nordestinos”, disse Ronaldo. As ilustrações de A Família Colorê são de Carmelina Rodrigues da Silva Moisés.

O livro está disponível em formato digital na página da Editora da UEMS (Clique Aqui). A intenção é que o livro ganhe um versão impressa, assim como uma descrição e audiodescrição para ampliar o acesso por todos os públicos.

Acesse a obra e faça o download em https://bit.ly/3dnnGtZ.

Assessoria de Comunicação UEMS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo