BrasilNotícias

Aumento Alarmante: casos de infartos entre jovens disparam no Brasil

Cantor gospel Pedro Henrique morre em palco durante apresentação na Bahia

O cantor gospel Pedro Henrique, de 30 anos, faleceu na noite de quarta-feira (13/12/23) durante um show na Bahia, após um súbito mal-estar. Ele possivelmente se tornou mais uma das jovens vítimas de doenças do coração no Brasil, um problema que está em ascensão.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) relatou um aumento de 62% na taxa de mortalidade por infarto entre mulheres de 15 a 49 anos no Brasil, de 1990 a 2019, um aumento geral de 176%.

“A incidência no público mais jovem vem aumentando consideravelmente por causa de fatores como estilo de vida sedentário, má alimentação, tabagismo e estresse”, diz Jasvan Leite, cardiologista do Hospital do Coração (Hcor).

Tais atitudes podem causar enfermidades como pressão alta, diabetes e alto nível de colesterol — fatores que aumentam a probabilidade de um ataque cardíaco.

“Os males que acometem o coração começam a surgir por volta dos 30 anos. Porém, pessoas que apresentam histórico familiar ou fatores de risco devem procurar atendimento médico mais cedo”, completa o médico.

As doenças cardiovasculares são as mais prevalentes na população mundial e a principal causa de morte no país.

Estima-se que uma pessoa morra no Brasil por essa causa a cada 90 segundos. O cálculo dá 400 mil pessoas por ano.

De acordo com a SBC, estas enfermidades resultam em duas vezes mais óbitos que a soma de todas as variedades de câncer.

Adicionalmente, causam 2,3 vezes mais óbitos do que todas as causas externas (acidentes e atos violentos) e triplicam as mortes em comparação com as doenças respiratórias.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo