InternacionalNotícias

Xi Jinping: “Reunificação de Taiwan é inevitável”

Presidente chinês reforça desejo de reunificação com Taiwan em discurso de Ano Novo

No seu discurso de Ano Novo, o presidente Xi Jinping afirmou no domingo que a China “certamente será reunificada”, destacando a necessidade de unidade entre os chineses nas duas margens do Estreito de Taiwan. Durante a transmissão do discurso pela CCTV, Xi Jinping mencionou que todos devem compartilhar o objetivo comum de contribuir para o rejuvenescimento da nação chinesa. O presidente já havia expressado em novembro, durante uma reunião com o presidente dos EUA, Joe Biden, que a reunificação de Taiwan era “inevitável”.

A China considera Taiwan uma província que permanece separada desde o final da guerra civil em 1949, e Pequim exerce pressão militar e econômica para reunir a ilha ao seu território. Xi Jinping afirmou que a China não descarta o uso da força para alcançar esse objetivo.

Em relação à economia, Xi enfrentou desafios em 2023, mas destacou que a China “resistiu à tempestade” e tornou-se “mais resiliente e dinâmica do que antes”. Ele elogiou o desenvolvimento de alta qualidade e setores emergentes, como veículos elétricos, baterias de lítio e painéis solares. O presidente reconheceu as dificuldades enfrentadas por algumas empresas e pessoas, mencionando pressões operacionais e desafios no emprego e nas condições de vida.

No contexto internacional, Xi enviou saudações de Ano Novo ao presidente russo, Vladimir Putin, destacando o fortalecimento dos laços entre os dois países em 2023. Ele afirmou que as relações China-Rússia mantiveram um desenvolvimento saudável e estável, avançando na direção certa, e destacou a confiança política mútua, a coordenação estratégica mais estreita e a contínua cooperação mutuamente benéfica.

A China busca consolidar a tendência positiva de recuperação econômica em 2024, enfrentando desafios como o desemprego juvenil recorde e a crise imobiliária, enquanto Xi enfatiza o objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo