NotíciasPolítica

Lula convoca ministros e líderes do congresso para reunião emergencial

Lula busca debater estratégia para sessão de análise de vetos na próxima pauta do Congresso

Lula deseja discutir a agenda do Congresso para a próxima semana, particularmente a elaboração de uma estratégia para a sessão de análise de vetos.

Nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou uma reunião de emergência com ministros e líderes governamentais no Congresso. O encontro, que ocorreu no Palácio do Planalto, teve como objetivo discutir o atrito recente entre o Executivo e o Legislativo, decorrente de conflitos com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Lula tem interesse em discutir a agenda do Congresso para a próxima semana, com foco especial na elaboração de uma estratégia para a sessão de revisão de vetos. As maiores inquietações do governo estão relacionadas aos vetos da LOA (Lei Orçamentária Anual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e do PL das Saidinhas. Além disso, as pautas-bomba e os projetos que regulamentam a reforma tributária também devem ser abordados.

O governo conseguiu adiar a sessão conjunta do Congresso, originalmente programada para quinta-feira (18), na tentativa de evitar a revogação de vetos considerados significativos, o que poderia resultar numa derrota. Então, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso, reagendou a sessão para a próxima quarta-feira (24).

O executivo conseguiu mais tempo para formular um plano e prevenir uma derrota, no entanto, ainda precisa garantir suporte na Câmara dos Deputados. A harmonia entre os Poderes foi abalada quando Lira expressou publicamente críticas ao Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, referindo-se a ele como “incopetente”. Lula saiu em defesa do ministro, afirmando que o mesmo manteria sua posição “só de teimosia”, o que descontentou o presidente da Câmara.

Nessa semana, questões opostas ao Executivo foram apresentadas no plenário da Câmara Baixa. Ademais, Lira propôs aos líderes a instauração de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), o que pode afetar o governo. Há previsão de um encontro entre Lula e o presidente da Câmara nos dias vindouros para aprimorar a relação.

As informações são do Diário do Poder

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo