BrasilNotícias

PF identificado menino de 13 anos como responsável por filiar Lula no PL

Menino de 13 anos identificado como responsável por inserir dados de Lula no sistema de filiação do Partido Liberal

Um menino de 13 anos foi identificado como o responsável pela inserção dos dados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sistema de filiação do Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Valdemar Costa Neto. A informação foi divulgada pela GloboNews na tarde desta quarta-feira (30).

O caso foi descoberto após a Polícia Federal (PF) realizar, nesta manhã, a “Operação Infiliatio” na cidade de Fátima do Sul, em Mato Grosso do Sul (MS).

A fraude, registrada em julho de 2023, envolveu a falsa filiação de Lula ao PL. O episódio foi comunicado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e revertido ainda no ano passado, levando à formalização de uma notícia-crime e ao início das investigações.

Segundo a PF, não houve invasão ao sistema FILIA do TSE; a fraude ocorreu por meio de um formulário digital do próprio site do PL, onde foram preenchidos intencionalmente dados falsos, incluindo informações pessoais e políticas de Lula, selfie e documentos anexados.

O pedido foi aprovado após a moderação de um funcionário do PL, cuja conduta também está sob investigação.

Como parte da operação, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul para aprofundar a apuração.

Os envolvidos poderão responder por crimes de invasão de dispositivo informático, falsidade ideológica e falsa identidade.

A investigação também busca esclarecer a motivação por trás da filiação fraudulenta e identificar outros possíveis envolvidos, além de verificar se o caso representa uma falha de segurança ou uma prática mais ampla de filiações fraudulentas no sistema.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo