Nesta sexta-feira (6), o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, Uruguai, ocorreu. No entanto, as expressões faciais do presidente argentino, Javier Milei, durante a apresentação do petista, foram o que se destacaram.
Milei, usando fones de ouvido para acompanhar a tradução do discurso de Lula, sorriu, colocou as mãos no rosto, levantou as sobrancelhas e olhou diretamente para frente sem olhar diretamente para Lula, que estava sentado perto dele.
Ao celebrar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE), o presidente do Brasil discursava, elogiando os países da América do Sul.
“Nossa pujança agrícola e pecuária nos torna garantes da segurança alimentar de vários países do mundo, atendendo a rigorosos padrões sanitários e ambientais. Não aceitaremos que tentem difamar a reconhecida qualidade e segurança de nossos produtos. O Mercosul é um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental” disse Lula.
Nesta sexta, Milei assumiu a liderança do Mercosul e delineou suas principais metas para o conjunto, tais como a instituição de uma “agência de combate ao crime organizado” e a modificação dos regulamentos internos do bloco.
O presidente argentino também disse que o bloco “não funciona” no seu estado atual e que deve ser adaptado para que seja “funcional para as necessidades dos seus integrantes”.