BrasilNotícias

Ratos “viciados em drogas” colocam em risco provas criminais em Houston

Infestação de ratos ameaça integridade de provas em depósito da polícia de Houston

Um problema inusitado e preocupante está mobilizando forças de segurança em Houston, nos Estados Unidos. O depósito da polícia local, onde são armazenados milhares de quilos de drogas, amostras de sangue e diversas evidências coletadas em cenas de crime, enfrenta uma infestação de ratos que ameaça a integridade de provas de décadas.

O caso, descrito como uma situação de emergência pelas autoridades, levou à união de esforços entre o Departamento de Polícia de Houston (HPD), o prefeito John Whitmire e o promotor público recém-eleito do Condado de Harris, Sean Teare, para combater o problema e evitar um possível colapso no sistema de armazenamento de evidências.

“Houston, we have a rat problem”

A infestação de ratos se tornou um problema tão sério que já ganhou um trocadilho infame: “Houston, we have a rat problem”. Segundo o prefeito John Whitmire, décadas de negligência no depósito de evidências contribuíram para a deterioração do local e, consequentemente, para a proliferação dos roedores.

“Por muitos anos, reconhecemos que a sala de propriedade e as evidências mantidas lá não receberam a atenção necessária neste sistema”, afirmou Whitmire em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira.

Para resolver a situação, as agências locais planejam descartar evidências antigas e transferir materiais mais recentes para o Centro de Ciências Forenses de Houston, onde terão condições de armazenamento mais adequadas.

Ratos Invadem Drogas Antigas

Um dos pontos mais alarmantes do problema está na grande quantidade de drogas armazenadas no depósito. De acordo com Whitmire, os ratos estão consumindo as substâncias:
“Temos quilos e quilos de maconha armazenados que os ratos são os únicos aproveitando”, relatou o prefeito.

O chefe do Departamento de Polícia de Houston, Noe Diaz, explicou que a questão foi ignorada por administrações anteriores, contribuindo para o acúmulo excessivo de materiais. Atualmente, o HPD armazena mais de 1,2 milhão de peças de evidências, incluindo drogas, notas de homicídios antigos e outros itens coletados ao longo de décadas.

Diaz destacou casos absurdos, como registros de um homicídio de 1947 que ainda estão guardados. Também mencionou a manutenção de quilos de cocaína apreendidos nos anos 1990, mesmo em situações em que os envolvidos já cumpriram suas penas ou foram libertados.

O Custo e a Complexidade de Destruir Evidências

Uma das dificuldades apontadas pelas autoridades é o custo e a burocracia envolvidos no descarte das evidências. Segundo Diaz, é impossível simplesmente “queimar” as drogas ou outros materiais, pois isso viola as regulamentações ambientais estabelecidas pela EPA (Agência de Proteção Ambiental).

“Tudo tem um custo. Para onde levamos? Não podemos simplesmente colocá-lo e queimá-lo”, afirmou Diaz. Ele enfatizou que uma solução viável exige uma abordagem integrada, envolvendo diferentes setores do governo.

Ratos “Viciados em Drogas” e os Riscos às Evidências Recentes

A proximidade dos ratos com evidências recentes levanta preocupações sobre a integridade de materiais críticos para investigações em andamento. Peter Stout, presidente e CEO do Houston Forensic Science Center, explicou que infestações de ratos são comuns em depósitos de evidências nos Estados Unidos, especialmente devido à atração dos roedores por substâncias químicas.

“Roedores, insetos, fungos, todos os tipos de coisas adoram drogas”, disse Stout. “É um desafio armazenar grandes quantidades de drogas.”

Stout ainda comentou sobre a dificuldade de erradicar os ratos:
“[O HPD] tinha exterminadores profissionais envolvidos, mas isso é difícil, tirar esses roedores de lá. Quero dizer, pense nisso, eles são ratos viciados em drogas, são difíceis de lidar.”

Mudanças no Prazo para Descarte de Evidências

Atualmente, o HPD não tem autorização para descartar evidências coletadas antes de 2005, mesmo em casos encerrados. Para aliviar o problema, o promotor público Sean Teare alterou essa regra, permitindo que o departamento comece a destruir materiais coletados antes de 2015.

“Estamos comprometidos em ajudar financeiramente esse problema imediato”, afirmou Teare, que anunciou a criação de uma nova posição em seu escritório para atuar na coordenação entre a cidade e o HPD, facilitando o descarte de evidências antigas e concluídas.

Impacto no Sistema de Justiça Criminal

O prefeito Whitmire alertou sobre os efeitos em cadeia que esse tipo de problema pode gerar no sistema de justiça:
“Se qualquer parte do sistema de justiça não estiver funcionando bem, isso afeta o resto do sistema de justiça criminal.”

O caso destaca não apenas a necessidade de soluções urgentes, mas também os desafios enfrentados por departamentos de polícia em todo o país para gerenciar de forma adequada as evidências de crimes

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo