O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que deseja ver o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disputando o cargo de governador de Minas Gerais. A declaração foi feita em resposta a perguntas sobre a possibilidade de Pacheco integrar o governo federal como ministro.
“Não posso dizer quem vai ser [ministro]”, disse Lula. “Se pudesse falar, eu falaria. Mas o que eu quero é que o Pacheco seja governador de Minas Gerais.”
A fala do petista ocorre em meio a especulações sobre uma reforma ministerial prevista para acontecer após a eleição das mesas diretoras do Congresso, que ocorrerá no próximo sábado (1º).
Pacheco e Lira Deixam Comando do Congresso
Com o fim do biênio legislativo, Rodrigo Pacheco deixará a presidência do Senado, assim como Arthur Lira (PP-AL) na Câmara dos Deputados. Lula, no entanto, evitou responder se Lira poderia ser acomodado no governo federal após sua saída do comando da Casa.
Dois nomes despontam como favoritos para suceder os atuais presidentes do Congresso:
- Hugo Motta (Republicanos-PB), para a Câmara dos Deputados;
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para o Senado.
Ambos contam com o apoio do governo e da oposição.
Lula Garante Que Não Interferirá na Eleição do Congresso
O presidente voltou a afirmar que não pretende interferir na escolha dos novos comandantes da Câmara e do Senado.
“Isso cabe aos partidos, aos deputados e aos senadores”, disse Lula. “O presidente da República não se mete nisso. Meu presidente do Senado será aquele que vencer, e o da Câmara também. Vou respeitar e estabelecer uma nova relação.”