NotíciasPolítica

The fake judge: documentário sobre Moraes traz denúncias e depoimentos de exilados

Produção internacional estreia em maio

O documentário The Fake Judge, do jornalista português Sérgio Tavares, tem estreia marcada para maio deste ano. Com o subtítulo The story of a nation in the hands of a psychopath (A história de uma nação nas mãos de um psicopata), o filme foca na atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e suas decisões controversas.

Gravado em dez países — Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, Espanha, Reino Unido, Itália, Alemanha, Bélgica e Índia —, o documentário reúne entrevistas com políticos, jornalistas, advogados e juristas, além de brasileiros que se exilaram no exterior temendo perseguição ou prisão.

Sérgio Tavares e Sua Detenção no Brasil

Sérgio Tavares foi detido pela Polícia Federal (PF) em fevereiro de 2023 ao desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, onde chegava para cobrir uma manifestação na Avenida Paulista. O evento, convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), reuniu apoiadores que protestavam contra decisões do STF.

O jornalista afirma que o documentário tem como objetivo divulgar mundialmente a situação do Judiciário brasileiro e relatar sua própria experiência. “A razão do documentário foi porque eu fiz uma promessa no dia 25 de fevereiro do ano passado, perante 1 milhão de pessoas na Avenida Paulista, em lágrimas, de que eu iria levar a mensagem e o grito de revolta aos cinco cantos do mundo”, disse.

Disponibilização e Medidas Contra Censura

Produzido inteiramente em inglês, The Fake Judge será disponibilizado gratuitamente em diversas plataformas, como YouTube, Instagram, Facebook e Twitter/X.

Tavares afirma não temer censura ou represálias, pois o filme será hospedado em servidores europeus. “O documentário não será censurado no Brasil de forma alguma, porque será publicado nas minhas redes em servidores europeus, nas quais Alexandre de Moraes não tem nenhuma interferência nem poder de mandar”, garantiu.

Depoimentos de Exilados e Críticas ao STF

O documentário traz relatos de brasileiros que fugiram do país após os eventos de 8 de janeiro de 2023, além de entrevistas com familiares de Cleriston Pereira, manifestante que morreu no Complexo Penitenciário da Papuda enquanto aguardava julgamento.

Entre os entrevistados estão:

  • Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL);
  • Deputados federais: Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Bia Kicis (PL-DF);
  • Senador: Eduardo Girão (Novo-CE);
  • Jornalistas: Michael D. Shellenberger, Allan dos Santos, Paulo Figueiredo, Oswaldo Eustáquio e Karina Michelin;
  • Juíza aposentada: Ludmilla Grilo;
  • Advogados do ex-deputado Daniel Silveira;
  • Participantes dos atos do 8 de janeiro exilados na Argentina e na Itália;
  • Cacique Sererê; entre outros.

A produção promete revelar detalhes sobre decisões do STF e seu impacto na política e na liberdade de expressão no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo