
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, durante um evento em São Paulo, que o ex-ministro José Dirceu pode ser candidato nas próximas eleições. A sugestão ocorreu na noite de sexta-feira (14), durante a festa de 80 anos da ex-prefeita Marta Suplicy.
O evento, realizado no apartamento de Marta, no bairro dos Jardins, contou com a presença de políticos, ministros e dirigentes petistas. Durante a celebração, Lula brincou com Dirceu, insinuando uma possível candidatura:
“Está com cara de candidato”, disse o presidente, em tom descontraído.
Dirceu, cassado em 2005 após o escândalo do mensalão, tem manifestado a intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e defende que seu retorno à política seria uma questão de “justiça histórica”.
Festa reúne lideranças petistas e aliados do governo
A comemoração foi marcada pela presença de ministros e parlamentares da base governista, incluindo Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Também participaram os deputados Rui Falcão (PT), Carlos Zarattini (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB).
Dirceu critica bolsonarismo e influência dos EUA
No início da semana, na terça-feira (12), José Dirceu comemorou seu 79º aniversário em Brasília, onde fez um discurso crítico ao avanço da direita no Brasil e à influência dos Estados Unidos na política nacional.
“O fascismo e a extrema direita vão tomando o governo de vários países, porque a nossa soberania está ameaçada. Mais grave: a nossa soberania está ameaçada por brasileiros, na aliança do bolsonarismo com os Estados Unidos, pregando a traição nacional”, afirmou.
Preocupação com o crescimento de Tarcísio de Freitas
Dirceu também expressou preocupação com o fortalecimento político do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visto como um possível candidato da direita para as eleições presidenciais de 2026.
“Não tenhamos ilusões em relação aos objetivos do bolsonarismo. E o pior: setores da direita brasileira começam a dormir com o inimigo e apresentam o Tarcísio como se fosse uma alternativa ao bolsonarismo, quando ele, na verdade, é o próprio bolsonarismo”, declarou Dirceu.
A movimentação do ex-ministro e sua reaproximação com líderes do PT alimentam especulações sobre seu retorno à política institucional, apesar das controvérsias e do histórico de condenações.