
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar a Rede Globo, declarando que a emissora é uma “máquina de mentiras financiada pelo governo”. Em sua visão, o conglomerado de comunicação utiliza recursos oriundos dos pagadores de impostos para “controlar” a população, impondo o que deve ou não ser considerado verdade.
“Que a Rede Globo é uma máquina de mentiras financiada pelo governo com o seu dinheiro para te controlar, não é novidade”, escreveu Bolsonaro em sua conta oficial no X. “Cumprindo seu papel habitual, quando se trata dela mesma ou de seus chefes, dizem que foi apenas um ‘erro’. Mas quando se trata dos outros, seus checadores de fatos correm para rotular como a pior das intenções – qualquer coisa, menos a verdade!”
Acusação ocorre após erro da GloboNews em citação de Trump
As declarações de Bolsonaro vieram em resposta a uma notícia falsa divulgada pela GloboNews, replicada pelo jornalista Renato Souza, que afirmou que Donald Trump teria elogiado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamando-o de “honesto” e dizendo que “ama o povo brasileiro”.
– Que a Rede Globo é uma máquina de mentiras financiada pelo governo com o seu dinheiro para te controlar, não é novidade. Cumprindo seu papel habitual, quando se trata dela mesma ou de seus chefes, dizem que foi apenas um “erro”. Mas quando se trata dos outros, seus checadores… https://t.co/xz6LX8i3Xf
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 12, 2025
Contudo, a declaração do presidente americano fazia referência, na verdade, a Jair Bolsonaro. Trump, em discurso, saiu em defesa do ex-presidente brasileiro:
“Ele está tratando o presidente Bolsonaro muito injustamente”, disse Trump. “Eu o conheço bem. Eu negociei com ele. Ele era um negociador bem duro e posso te dizer: era um homem muito honesto e ele amava o povo do Brasil.”
O erro da GloboNews, segundo Bolsonaro, seria parte de um padrão da emissora de “distorcer fatos para atacar adversários políticos” e manter sua narrativa com apoio de estruturas governamentais.