NotíciasPolítica

Cultura sob o microscópio

MP do Pará abre inquérito para investigar uso de R$ 1,5 milhão em evento de Fafá de Belém

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um inquérito civil para apurar supostas irregularidades na destinação e aplicação de verba pública, totalizando R$ 1.569.936,00, para a realização do projeto “Varanda de Nazaré”, evento tradicionalmente promovido pela cantora Fafá de Belém durante o período do Círio de Nazaré, em Belém.

O inquérito visa esclarecer se os recursos, provenientes de um chamamento público envolvendo a Fundação Cultural do Pará (FCP) e o Programa Estadual de Incentivo à Cultura (PEIC), foram aplicados corretamente e se houve o cumprimento de todas as exigências legais na execução do evento. A investigação está a cargo da Promotoria de Tutela das Fundações e Associações de Interesse Social.

A notícia gerou debate nas redes sociais, com parte do público questionando o alto valor destinado ao evento em detrimento de investimentos em outras áreas essenciais do estado, como saúde e educação. Em nota divulgada, a artista Fafá de Belém e sua produtora afirmaram ser as maiores interessadas na investigação e ressaltaram que o projeto “Varanda de Nazaré” é uma iniciativa independente, com 15 anos de história. A defesa da cantora, em algumas fontes, também apontou que a edição de 2024 não teria recebido recurso da lei estadual de incentivo (Lei Semear) ou repasse direto do governo estadual, sendo a indicação inicial um possível “erro material” posteriormente corrigido. O MP segue com as apurações para identificar a correta aplicação dos valores.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo