
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou o tom da crise com o Congresso Nacional ao protagonizar um momento de constrangimento com o presidente da Câmara, Hugo Motta, durante um evento oficial e, na sequência, fazer duras críticas ao que chamou de “baixo nível” da Casa.
A situação ocorreu em cerimônia no Rio de Janeiro, onde Lula, em discurso, fez referências à atuação de Motta em meio a recentes desentendimentos entre o Executivo e o Legislativo, como a derrubada de vetos ou decisões sobre medidas provisórias. O constrangimento público foi seguido por uma declaração mais ampla e incisiva sobre a qualidade dos parlamentares.
“Vocês que vão ter que saber qual senador vão eleger, o deputado federal, o estadual. É isso que é a cara do Congresso, o resultado da consciência política que tiveram no dia das eleições. Depois, não adianta reclamar”, declarou o presidente, afirmando ainda que o Congresso “nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”.
A manifestação de Lula evidencia o desgaste crescente na relação entre os Poderes, marcada por disputas sobre o orçamento, medidas econômicas e o controle da agenda legislativa. A crítica direta ao presidente da Câmara e a generalização sobre a qualidade do Congresso Nacional representam um novo capítulo na turbulenta articulação política do governo.
Da redação Midia News





