Campo GrandeNotícias

Páscoa da Família recebe 50 crianças de unidades de acolhimento da SAS 

Um passeio muito esperado pelas crianças e adolescentes das quatro Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (UAICA’s), da Rede de Assistência Social do Município. Diversão e muita alegria marcaram a semana de 50 acolhidos afastados do convívio familiar e que tiveram a oportunidade de desfrutar de um dia de muita emoção e atrações especiais no evento Páscoa da Família.

As crianças e adolescentes das UAICA’s se encantaram com a estrutura disponibilizada exclusivamente para elas pela Prefeitura de Campo Grande. A turma conheceu a Toca do Coelho, ganharam ovos de chocolates, lancharam e aproveitaram todo o espaço.

A Páscoa da Família que segue até domingo (31) tem atraído a população com atividades e apresentações como shows musicais, brincadeiras, encenações e a Parada da Páscoa.

Para Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, Superintendente da Proteção Social e Especial da SAS, a ação tem como foco promover fortalecimento de vínculos e mostrar com o olhar humanizado a representatividade da data para as crianças acolhidas. “Pascoa é amor, esperança e comunhão, para nós proporcionar um dia como este às nossas crianças é muito gratificante. Eles estão felizes e de fato aproveitando cada segundo, e o nosso objetivo é levar a magia da Páscoa para esses menores que por algum motivo tiveram seus direitos violados”, disse.

A gerente do serviço de Proteção Social Especial, Ivoni Nabhan Pelegrinelli, afirmou que o passeio tem um significado afetivo e faz com que eles desfrutem de liberdade e comunhão. “Esse passeio nos faz vivenciar a satisfação, o carinho e o respeito mútuo. Estamos muito felizes em compartilhar esse momento com as crianças e adolescentes das nossas unidades e ver a alegria estampada em cada rostinho”, frisou.

Para a coordenadora da UAICA II, Vanessa Mendes de Souza, que conta com 35 menores com idades entre 04 e 12 anos acolhidos na unidade, o foco dessa atividade é manter viva no coração das crianças a tradição da Páscoa, relembrar uma data importante que fala sobre esperança e ressurreição. “É importante para eles conhecer o simbolismo da época, além disso, é um momento de interação social e diversão, eles adoram”, destaca a coordenadora.

Acolhida na UAICA III, a adolescente de 12 anos destacou a importância do passeio. “Eu achei muito legal e encantador tudo isso aqui, parece um sonho. Tudo é muito bonito, eu amei cada detalhe e o carinho recebido de todos”, finalizou a menina.

Durante todo ano são realizadas atividades que reforçam a interação social e a autoestima dos pequenos promovendo proteção integral para as quatro unidades que ofertam o serviço de acolhimento provisório para bebês, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, que integram a Rede de Assistência Social do município.

Parceria com o FAC

As crianças receberam ovos de chocolate ofertados pelo FAC (Fundo de Apoio a Comunidade).

Para a coordenadora Geral do FAC, Adir Diniz, eventos como esses levam afeto e dignidade para as crianças, e a parceria com a SAS reforça o compromisso de promover bem-estar às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade.

“É emocionante ver o olhar encantado das crianças, o sentimento é de gratidão de saber que de alguma forma estamos contribuindo para a alegria dos menores que estão afastadas do convívio familiar. O FAC caminha de mãos dadas com a SAS fazendo o melhor para as famílias que estão em fragilidade social, essa é a nossa missão”, finalizou a coordenadora.

Para o Secretário Municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, a ação fortalece a interação social e garante que os menores construam memórias afetivas. “Sem dúvidas esse passeio ficará marcado na memória de cada um deles. Foi uma tarde de alegria para todos, juntamente com toda organização e o apoio do Fac, só temos a agradecer”, concluiu o secretário.

#Pratodosverem As três imagens no texto mostram crianças e adolescentes das quatro Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (UAICA’s), da Rede de Assistência Social do Município, durante visita a Páscoa da Família. Conhecendo a Toca do Coelho e personagens de coelhos do local. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo