Campo GrandeNotícias

Palestra sobre educação ambiental e sustentabilidade mobiliza crianças do Cras Dom Antônio

O retorno das atividades nas unidades da Rede de Assistência Social do município está sendo marcado por diversas ações voltadas às crianças e idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Orientações sobre saúde, bem-estar e Cadastro Único estão reunindo as famílias nos Cras das sete regiões da Capital. Entre as ações que abriram o calendário de 2024 aconteceu esta semana no Cras Dom Antônio, que em parceria com a Solurb, concessionária responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo, promoveu a palestra “Reciclando Nossas Atitudes” para as 60 crianças que frequentam o SCFV da unidade.

A palestrante Mara Calvis é educadora ambiental há 11 anos e há mais de 20 desenvolve um estudo na área. Ela ressaltou que a proposta é desenvolver nas crianças a consciência ambiental e transformá-las, dentro de seu núcleo familiar e social, em agentes replicadores de boas práticas, já que as crianças costumam cobrar os pais por mudanças de atitudes.

“Abordamos todo o processo de realização da coleta seletiva, informamos sobre os destinos corretos de cada tipo de resíduo sólido, além de explicar sobre reciclagem, compostagem, locais para descartar os diversos tipos de lixo e até sobre a importância do cuidado em organizar o lixo para não ferir os coletores com pedaços de vidro ou objetos cortantes”, disse.

No Cras Dom Antônio, onde a equipe já trabalha a conscientização ambiental e a coleta seletiva com os usuários, a palestra foi um reforço das ações, segundo a coordenadora Cristiana Bispo Silva. “Foi muito importante e veio de encontro à nossa realidade. Aqui temos um ponto de descarte e as crianças já estão acostumadas com esse trabalho, mas é sempre necessário ressaltar essas ações”, pontuou.

Durante as atividades, também foram abordados os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.

Para Fabiano de Araújo Andrade, que frequenta o SCFV do Cras, o principal aprendizado foi descobrir sobre a importância da reciclagem. “Nada é lixo, tudo tem sua utilidade e pode ser reaproveitado. Nós é que descartamos as coisas de forma errada”, explicou.

Também usuária do SCFV, Maria Cecília considerou fundamental observar os cuidados no momento do descarte para não ferir os coletores e proteger o meio ambiente. “A reciclagem não gera lixo, por isso precisamos ajudar a não poluir o ambiente, contribuindo com o trabalho dos garis”, frisou.

Diversidade

As atividades socioeducativas desenvolvidas nas unidades da SAS buscam a garantia de direitos, o desenvolvimento de estratégias para a inclusão social e a autonomia dos usuários a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.

Com base nestas premissas, as equipes elaboram um plano de trabalho para ser desenvolvido durante o ano, contemplando as mais variadas atividades, desde oficinas até ações externas, que ocorrem fora das unidades. Outro exemplo de palestra com foco na saúde e bem-estar aconteceu no Cras Estrela do Sul, que promoveu o Hiperdia, parceria com a unidade de saúde do bairro, que levou aos 50 idosos do SCFV, palestra sobre educação alimentar.

“O sucesso foi tão grande que já pensamos em promover essa palestra durante as reuniões do Bolsa Família, que contemplam toda a comunidade”, afirmou a coordenadora da unidade, Lailza Fátima Quelho Lopes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo