NotíciasPolítica

Governo Lula quer retomar cobrança do DPVAT

Suspenção da cobrança do DPVAT vem desde 2020 na gestão Bolsonaro

O governo federal quer retomar a cobrança do DPVAT, o seguro obrigatório de veículos que deixou de ser pago em 2020. A medida é necessária para garantir a indenização a vítimas de acidentes de trânsito, que está se esgotando.

De acordo com o “Jornal Nacional”, da TV Globo, o mecânico Helder de Oliveira Filho, que sofreu um acidente de moto em setembro de 2023, é um exemplo das pessoas que estão sendo prejudicadas pela falta de recursos do DPVAT. Ele precisa do dinheiro do seguro para pagar as contas e manter suas necessidades básicas, mas está enfrentando dificuldades para requerer a indenização.

A última vez que os donos de veículos pagaram o DPVAT foi em 2020. Desde então, o Conselho Nacional de Seguros Privados, vinculado ao Ministério da Fazenda, suspendeu a cobrança. Em 2021, a gestão dos recursos do seguro obrigatório passou da seguradora Líder para a Caixa Econômica Federal.

De 2021 a 2023, a Caixa Econômica Federal pagou 797 mil pedidos de indenização, totalizando pouco mais de R$ 3 bilhões. Restam no fundo quase R$ 790 milhões, o suficiente para pagar as indenizações de acidentes ocorridos apenas até 14 de novembro de 2023.

O DPVAT é um seguro obrigatório pago por todos os brasileiros donos de um veículo. Ele existe para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, incluindo pedestres, não importa de quem foi a culpa. O seguro paga despesas médicas e indenizações em caso de invalidez permanente e morte.

Para garantir a continuidade da cobertura, o governo federal enviou um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional. O texto prevê que a gestão dos recursos do DPVAT continue a cargo da Caixa Econômica Federal, mas que parte das despesas com tratamentos médicos sejam transferidas para o SUS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo