InternacionalNotícias

Venezuela impõe sanções à Argentina

Venezuela fecha espaço aéreo para aeronaves provenientes da Argentina após conflito sobre Boeing 747

A Venezuela anunciou formalmente o bloqueio de seu espaço aéreo para todos os aviões oriundos da Argentina, devido a um prolongado desacordo ligado ao destino de um Boeing 747 da Emtrasur, uma filial venezuelana.

Na tarde de terça-feira (12/3), Yván Gil, Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, recorreu à plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) para expressar sua opinião sobre a proibição imposta à Argentina.

“A Venezuela exerce plena soberania sobre o seu espaço aéreo, e reitera que nenhum avião, proveniente ou com destino à Argentina, poderá sobrevoar o nosso território, até que a nossa companhia seja devidamente indenizada pelos danos causados, após as ações ilegais realizadas, apenas para agradar aos seus tutores do norte”, escreveu.

Gil lançou acusações contra o governo argentino, liderado por Javier Milei, chamando-o de “neonazi” e também se referiu ao porta-voz do mesmo país, Manuel Adorni, como “cara de tábua”.

O ministro das Relações Exteriores afirmou que a Argentina foi alertada sobre “seus atos de pirataria e roubo contra a Venezuela”. Adorni, em resposta, declarou que adotou ações “diplomáticas” contra o regime do “ditador” Nicolás Maduro, embora não tenha detalhado quais seriam os impactos para os venezuelanos.

Boeing 747 Detido na Argentina em 2022 Sob Suspeita de Vínculo com a Guarda Revolucionária do Irã

No ano de 2022, o Boeing 747 foi retido pelas autoridades argentinas após aterrissar em Córdoba. A aeronave transportava peças automotivas originárias do México, entretanto, os Estados Unidos requisitaram a interrupção do voo devido à suspeita de ligação com a “Guarda Revolucionária do Irã”.

Apesar de a equipe, formada majoritariamente por venezuelanos e alguns iranianos, ter sido liberada, foi determinado que o avião ficasse na Argentina enquanto o caso era discutido. A Justiça, recentemente, determinou que houve uma quebra de uma regulamentação americana sobre exportação, o que levou à entrega do Boeing para o governo dos Estados Unidos pelas autoridades argentinas.

A decisão de cumprir essa ordem descontentou Maduro, que se envolveu em uma troca de ofensas com Milei e, em resposta, escolheu limitar os voos do país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo