Kamala Harris tinha plano sigiloso para eventual morte de Joe Biden no cargo
Ele considerava que a escolha de um juiz conservador para formalizar o juramento poderia ser decisiva para validar a posse.

Um ex-diretor de comunicações da então vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, elaborou uma estratégia para empossá-la rapidamente como presidente caso Joe Biden morresse subitamente, segundo o livro Fight: Inside the Wildest Battle for the White House, lançado terça-feira (1º) pela William Morrow and Company.
O autor do plano seria Jamal Simmons, que atuava na Casa Branca até janeiro de 2023. De acordo com os jornalistas Jonathan Allen (NBC News) e Amie Parnes (The Hill), Simmons montou uma lista de juízes federais nomeados por republicanos — mas não por Donald Trump — que poderiam reforçar a legitimidade de Harris no cargo.
Simmons temia uma reação hostil da base trumpista à ascensão de Harris à presidência, num cenário similar ao de Lyndon B. Johnson, que assumiu após o assassinato de John F. Kennedy em 1963. Ele considerava que a escolha de um juiz conservador para formalizar o juramento poderia ser decisiva para validar a posse.
A planilha com nomes de juízes teria sido repassada a outro funcionário antes da saída de Simmons da equipe, em janeiro de 2023. O conteúdo exato do documento não foi revelado.
Fight ainda relata tensões entre a equipe de Biden e a campanha de Harris. Segundo os autores, Barack Obama teria se mostrado relutante em apoiar Harris para 2024, duvidando da força eleitoral dela e da capacidade de Biden de enfrentar Donald Trump.
Kamala Harris, que hoje integra o casting da CAA Speakers, ainda não se pronunciou sobre o conteúdo do livro. A agência que a representa também não respondeu à imprensa norte-americana até a publicação da matéria.
A obra descreve os bastidores da derrota democrata e da recondução de Trump à Casa Branca em 2024, após entrevistas com mais de 150 fontes ligadas ao alto escalão da política nos Estados Unidos.
Importante: Estamos lutando contra as perseguições, mas continuamos desmonetizados. Pedimos a sua contribuição para continuar. Contra a perseguição, faça a sua doação! Doe através do PIX CNPJ 33281196000199. Receba notícias diariamente no nosso grupo no Whatsapp.