Campo GrandeNoticias

Com o Pro-Orgânico, agricultores podem vender produtos com certificação ao consumidor

Todos os produtores que vendem na Feira de Orgânicos da Praça do Rádio têm certificado

A ação da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), por meio do Pro-Orgânico – Plano de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico de Mato Grosso do Sul tem permitido que agricultores familiares do Estado entreguem ao consumidor legumes, hortaliças e frutas diferenciadas, com preço competitivo e, principalmente, com certificado de produto orgânico.

Todos os produtores que vendem na Feira de Orgânicos da Praça do Rádio têm certificado que foi obtido graças à Semagro

Esse foi o resultado observado pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, após visita na manhã desta quarta-feira (4) à Feira de Orgânicos da Praça do Rádio. A feira é realizada há 11 anos pela Prefeitura de Campo Grande e acontece às quartas-feiras, das 6h às 10h, na Praça do Rádio Clube.

“Nós apoiamos a feira e hoje pudemos observar os resultados do Pro-Orgânico. Graças ao trabalho da Semagro, os 18 produtores atuantes na Feira têm a certificação de produto orgânico. Também observamos que a feira tem avançado de forma significativa e a gente percebe que a população já reconhece o produto orgânico e a sua importância”, comentou o titular da Semagro, acompanhado de equipe técnica da Secretaria.

“A feira é coordenada pela Sedesc, da prefeitura, e só participam produtores de hortaliças, frutas, legumes de ervas que tenham certificado de produto orgânico e todos eles receberam algum tipo de assistência da Semagro no processo de certificação”, acrescentou o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta.

O secretário Jaime Verruck, com o superintendente Rogério Beretta e a técnica Karla Nadai, da Semagro

O Pró-Orgânico, Plano de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico de Mato Grosso do Sul, o Pró-Orgânico foi lançado em junho de 2020 pela Semagro e, até o momento, já auxiliou que produtores de Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Sidrolândia e Jaraguari obtivessem a certificação de orgânico em Mato Grosso do Sul. “Nosso foco é o produtor, que hoje vive da produção de orgânicos e, por meio da certificação, consegue ampliar a sua produção e sua renda. É nessa linha que o Pro-Orgânico tem trabalhado em Mato Grosso do Sul”, concluiu o secretário Jaime Verruck.

De acordo com a técnica responsável por auxiliar os produtores, Karla Nadai, da Semagro, a certificação de produto orgânico é feita por auditoria de uma entidade certificadora. No caso dos produtores que vendem na Feira de Orgânicos da Praça do Rádio, todos já conseguiram a certificação. “O governo do Estado destacou um técnico para auxiliar os produtores na elaboração do plano de manejo orgânico e apoio no processo de certificação. É um processo burocrático e que muitos produtores necessitam desse auxilio para conseguir”, afirma.

Marcelo Armôa, Semagro

Fotos: Divulgação

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo