ArtigoNotícias

Ferrovia em Corumbá? Só nos restou a canção Trem do Pantanal

O poeta Pedro de Medeiros, descreve assim a epopéia da Retomada de Corumbá no épico poema Treze de Junho:

“Entretanto, um militar, que é membro do Conselho da Província, permanece de pé. Ei-lo ! É Maria Coelho ! E ele, que se manteve largo tempo mudo, sublime a voz levanta . – ” Há, sim, falta de tudo, mas a hora é chegada ! O  momento soou ! Ouvi-me patriotas ! Consentis? Eu vou !”

No dia 08 de abril de 1978, em palanque na Praça Alencastro,  nessa mesma cidade de Cuiabá MT, presença do Presidente da República Ernesto Geisel e seu Ministro Shigeaki Ueki foi determinado, em ato público, a criação da empresa Urucum Mineração SA, substituição compulsória da companhia estadual Urucum Mineração Ltda.

No outro dia, a Câmara Municipal de Corumbá, viveu um de seus dias mais memoráveis, fora designado para saudar os novos sócios que vinham trazer progresso e desenvolvimento à nossa terra , o General Lécio Gomes de Souza, este um médico, geógrafo e historiador inigualável, possuidor das chaves de acesso a todos os segredos pretéritos destas fronteiras.

Embora já frágil, sua voz ecoava emoção acima dos microfones, mostrando aos sócios neófitos, em candente oratória , quanto sangue idealista avermelhou estes minérios de ferro e quantas mães, filhos e esposas se vestiram do luto, cor do minério de manganês, nas lutas para trazer para a Pátria brasileira , os minérios destas fronteiras…

Era a advertência do patriota para que os empresários mineiros que recebiam tão monumental presente, compreendessem seu significado para o povo desta terra…

Mas a coisa não seguiu como previam todos e o General Lécio, restando patente que tal parceria entre dois grupos mineiros se fazia em proveito de ambos e em prejuízo dos titulares dos Decretos de Lavra , como sempre resta comprovado: “-Dinheiro de pródigos é matula de sabidos.”

Sabedoria confirmada publicamente através  do noticiário do Jornal Nacional, tempos depois, na véspera do leilão da estatal CVRD, em 1997, lido por Lilian White Fibbe: ” …retirada do Leilão de Privatização da CVRD, a cobiçada Urucum Mineração SA”.

Como se desconhece onde foi parar formalmente a tal cobiçada, talvez no limbo complacente da ignorância ilustrada que perdura até hoje, sempre nos consola lembrar um pouco mais do Dr. Lécio, indignado com a forma da entrega sem luta da Praça de Corumbá, que assim nos relata sobre tal retirada diante da invasão exógena : “-Em ato inopino de infâmia e covardia, o coronel Oliveira ia abandonar toda aquela malta de infelizes que, ansiosos, confiaram em sua proteção”.

Nos dias atuais, semelhante tipo de complacência, brindou a todos com o condão de destruir a infra estrutura e a logística de transporte fluvial e ferroviário de Corumbá, inviabilizando as diversas empresas de navegação aqui sediadas, pelo virtual cartório do mercado fluvial de minérios, para uma única subsidiária da mineradora campeã, omiziada na República do Paraguai .

Desativou-se também o terminal multimodal dos minérios oriundos de Corumbá, há décadas funcionando no pátio ferroviário de Bauru SP, prejudicando inúmeras empresas paulistas e até mineiras que a partir dali utilizavam essas matérias primas, cuja continuidade significava outrossim, a manutenção econômica da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nossa NOB.

A população de Campo Grande, entretanto, deixou de ser incomodada pela aversão causada por longas composições duplas e triplas de trens, que paralizavam o trânsito viário em suas monumentais avenidas…

Em busca de divulgar ensinamentos históricos que deveriam inspirar mais altivez e menos a diplomacia da sabujice, é hora de se meditar sobre o pensamento do Senador Severo Gomes, desaparecido no Atlântico junto com Dr. Ulisses o Senhor Democracia, mas que nos legou o ditado popular mineiro que aparenta espelhar este triste momento atual:

“Comeram todo o Doce,
Beberam toda água do Rio,
Deixaram um Vale no caixa :.”

Armando Arruda LacerdaPorto São Pedro

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo