NotíciasPolítica

“Esquerda morreu e extrema direita é única força real no país, diz professor esquerdista de filosofia da USP

“Alfabeto das Colisões: Uma Análise Crítica da Esquerda Brasileira por Vladimir Safatle”

No mais recente livro de Vladimir Safatle, professor de Filosofia na USP, chamado “Alfabeto das Colisões”, é feita uma análise crítica do atual cenário político brasileiro, com foco particular na esquerda do país. Segundo Safatle, a esquerda brasileira deixou de lado sua identidade e transformou-se numa “constelação de progressismos”, ignorando princípios fundamentais como igualdade e soberania do povo.

De acordo com Safatle, o triunfo de  nas corridas presidenciais foi meramente um “respiro momentâneo”, com a extrema direita mantendo-se poderosa e engajada. Ele defende que a esquerda já não possui o mesmo ímpeto para alterar a estrutura da sociedade, concentrando-se em temas mais triviais e negligenciando questões cruciais como a igualdade radical e a democracia direta.

O docente, que concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSOL em 2022, ressalta que a “esquerda” está diante de um desafio sem precedentes, principalmente com o crescimento do “bolsonarismo”. Contudo, ele repreende a postura conciliatória de Lula e a ausência de uma atitude mais vigorosa frente aos dilemas atuais.

Safatle defende que a esquerda brasileira deve reforçar seu posicionamento e se estabelecer como uma autêntica opção para a produção de soluções, ao invés de buscar administrar as crises do capitalismo de maneira negociada. Ele adverte sobre o risco de se alinhar a acordos que possam prejudicar suas causas históricas, o que poderia resultar em uma crescente semelhança com seus oponentes políticos.

No “Alfabeto das Colisões”, Safatle destaca a relevância de dividir “colisões e questionamentos” ao invés de sugerir respostas simplistas ou moralistas, sublinhando a exigência de uma avaliação mais rigorosa do pensamento crítico na contemporaneidade.

Com informações da Folha de S. Paulo

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo