MSNoticias

Curso discute o judô paralímpico e encerra bloco dedicado ao paradesporto do II Ciclo de Capacitação

O último dos seis cursos on-line do bloco dedicado ao paradesporto do II Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física: Desenvolvimento Profissional Docente discutirá “Estratégias para o desenvolvimento do judô paralímpico”, nesta sexta-feira (13), às 9 horas. A videoaula, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será ministrada no canal oficial da Fundação no YouTube.

Os cursos da série têm como público-alvo acadêmicos e profissionais de educação física, gestores esportivos e atletas. O palestrante desta sexta-feira será Jaime Roberto Bragança, técnico da seleção brasileira de judô paralímpico, representando a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). A mediação ficará por conta da professora Anne Talitha Silva.

O judô foi o primeiro esporte originalmente asiático inserido no programa paralímpico. A modalidade é praticada por atletas com alguma deficiência visual e estreou em Jogos Paralímpicos de Verão de 1988, em Seul, na Coreia do Sul, apenas com embates no gênero masculino. As mulheres só começaram a participar a partir das Olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 2004. Em território brasileiro, a entidade responsável pela administração da modalidade é a CBDV.

Na capacitação, serão abordados os critérios da classificação funcional, práticas pedagógicas utilizadas por professores no ensino do judô para pessoas com deficiência visual, as especificidades da iniciação à modalidade até o treinamento desportivo de rendimento, principais competições e o processo de ensino-aprendizagem do judô paralímpico no treinamento escolar.

A inscrição para este e demais cursos do II Ciclo de Capacitação pode ser feita no Portal de Cursos de Capacitação da Fundesporte. Haverá emissão de certificado de horas.

Sobre o II Ciclo de Capacitação

O 2º Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física da Fundesporte abrange 15 cursos. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 27 de outubro e segue até 15 de dezembro.

A série de capacitações é dividida em dois grandes blocos. O primeiro, com seis cursos, aborda o paradesporto, com metodologias e estratégias para o desenvolvimento de modalidades voltadas a atletas com deficiência (visual, física e intelectual). A videoaula desta sexta-feira encerra esta primeira parte.

Já o segundo, abrangendo nove cursos, focará no treinamento de rendimento de esportes convencionais, com o detalhamento de fundamentos, características de cada modalidade e sugestões de programas de treinos técnicos, físicos e táticos. Além disso, vai tratar sobre fisiologia do exercício, psicologia do esporte e periodização de treino. As aulas têm início no dia 17 de novembro, próxima terça-feira.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.

Lucas Castro, Fundesporte

Foto: Divulgação/CBDV

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo