NotíciasPolítica

Ex-diretor da Abin nunca pilotou drone, apesar das acusações da PF, revela jornal

Alexandre de Moraes autorizou operação contra deputado Ramagem baseado em dados errados indicados pela Polícia Federal

A investigação da Polícia Federal (PF) sugeriu que o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Magno e Melo Rodrigues Alves, pilotou um drone espião perto da residência oficial do governo do Ceará em 2021. No entanto, isso não é verdade. Naquela época, o governador do estado era Camilo Santana (PT), que agora é ministro da Educação.

Durante as apurações acerca da alegada “Abin paralela”, um suposto sistema de vigilância contra opositores políticos no mandato de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal afirmou que Magno foi surpreendido operando um drone próximo ao Palácio da Abolição.

Foi revelado pela Folha de S.Paulo que o drone era pilotado por um oficial de inteligência que tinha sido deslocado de Brasília e por uma servidora da Abin alocada na superintendência local.

De acordo com o jornal, que teve acesso a documentos relacionados à investigação, a dupla foi confrontada pela guarda do palácio, uma vez que se trata de uma área de segurança, onde o uso de drones é proibido. Posteriormente, os policiais inspecionaram a placa do veículo e eles se apresentaram como agentes da Abin.

Então, foi informado pelos agentes de inteligência que o voo era apenas para instruir a servidora de Fortaleza sobre como usar o equipamento e eles não sabiam que estavam próximos à sede do governo.

Os advogados de Paulo Magno já recorreram ao inquérito. Eles informaram ao Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma petição, que o ex-diretor se encontrava em Brasília – não no Ceará – no dia em que foi alegadamente acusado de operar um drone para observar Camilo Santana. De acordo com a petição que foi protocolada no dia 25 de janeiro, os advogados afirmaram que ele sequer tem conhecimento de como pilotar tal equipamento, conforme reportado pela Folha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo