Câmara Municipal

Dia do Idoso: João César Mattogrosso ressalta lei que reserva vagas de estágio para pessoas com mais de 60 anos

Vereador defende políticas públicas a favor dos idosos em Campo Grande – MS

Comemorado no dia 1º de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, ou Dia Internacional da Pessoa Idosa, é também um convite para reflexão sobre a relevância de políticas públicas voltadas para defesa e garantia de direitos. Em Campo Grande o vereador João César Mattogrosso (PSDB) reconhece a importância de valorizar a terceira idade e ressalta que está em sua pauta de trabalho no legislativo, inclusive com leis já sancionadas.

Com aumento crescente de matrículas de idosos no Ensino Superior, o vereador ressalta que fortalecer a legislação de incentivos também é uma forma de reconhecer que sempre é tempo de recomeçar ou avançar. Autor da Lei n. 6.212/19, que estabelece a reserva de 1% das vagas de estágio de nível superior na administração pública municipal para pessoas com 60 anos ou mais, João César Mattogrosso destaca que a legislação vai ao encontro do aumento do número de idosos na população.

“Nossa ideia é criar oportunidades, estimular os idosos a se manterem a ativos e por meio dessa legislação garantir que eles façam parte e tenham o direito assegurado de que serão inseridos nos programas de estágio do município. Sabemos que uma das maiores dificuldades é encontrar espaço no mercado de trabalho na terceira idade, mas o mundo está mudando e precisamos desenvolver políticas públicas que acompanhem esse ideal e, mais do que isso, promovam inclusão de todos”, pontua João César Mattogrosso.

De acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), de 2017, 7.813 pessoas com 65 anos ou mais estavam matriculadas em algum curso de graduação no país. O número, ainda discreto em comparação com o universo de matrículas de todas as idades em âmbito nacional que chega a R$ 8,2 milhões, para a faixa etária de idosos é significativo com crescimento de 46,3% em comparação com 2013, período em que o número era de 1.452 matrículas.

Ainda em regulamentação na prefeitura, o vereador João César Mattogrosso (PSDB) também é autor da lei n. 6.071/18, que institui o disque denúncia por meio de aplicativo de celular, para casos de utilização indevida de vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes físicos. A matéria cria mais um mecanismo para garantir o direito dos idosos na Capital.

#PraCegoVer: foto do vereador João César Mattogrosso com a Dona Teodócia, do Santo Amaro.

Jean Ocampos

Assessoria de Imprensa do Vereador 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo