NotíciasPolítica

Parlamentares viajam aos EUA para denunciar escalada de autoritarismo

Parlamentares Brasileiros viajam em Missão aos EUA para Denunciar ‘Autoritarismo Judicial no Brasil’

Neste domingo (10), dezenove parlamentares brasileiros embarcaram para Washington. Eles são parte de uma comitiva liderada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo jornalista Paulo Figueiredo, com a finalidade de expor ao governo e à mídia dos Estados Unidos a crescente onda de autoritarismo judicial no Brasil.

A delegação se reunirá com cinco legisladores americanos do Partido Republicano, incluindo Christopher Smith e María Elvira Salazar. Adicionalmente, os legisladores participarão de uma coletiva de imprensa organizada por Smith, que contará com declarações de Gustavo Gayer, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo.

Os eventos discutirão tópicos como a crise da “liberdade de imprensa” e “de expressão” no Brasil e a violação do “devido processo legal”, focando nas prisões ocorridas em 8 de janeiro e na censura e assédio aos jornalistas.

A viagem prosseguiu apesar de uma audiência agendada para terça-feira (12) na Comissão de Direitos Humanos Tom Lantos ter sido impedida unicamente por Jim McGovern, congressista do Partido Democrata. A comissão bipartidária é co-presidida por McGovern e Christopher Smith, que estendeu o convite aos legisladores brasileiros. A audiência estava planejada sob o título “Brasil: Uma Crise de Democracia, Liberdade e Estado de Direito?”, e havia um consenso para a sua condução até a quinta-feira (7), quando McGovern optou por impedi-la.

McGovern é conhecido por sua postura indulgente com governos autoritários da América Latina. Em 2021, por exemplo, ele redigiu uma carta ao presidente Joe Biden solicitando que todas as sanções aplicadas à ditadura venezuelana pelo ex-presidente Donald Trump fossem suspensas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo