InternacionalNotícias

Trump vence primárias do Partido Republicano na Carolina do Sul

Ex-presidente volta a superar Nikki Haley em briga interna pela indicação dos republicanos

O ex-chefe de Estado Donald Trump avançou mais um passo na sua tentativa de retomar a liderança da Casa Branca. No sábado, dia 24, ele foi o vencedor das primárias do Partido Republicano no estado americano da Carolina do Sul.

Trump voltou a superar sua única oponente atual nas prévias da disputa interna dos republicanos pela indicação de quem irá enfrentar o presidente democrata dos Estados Unidos, Joe Biden: Nikki Haley.

Segundo as projeções da Fox News dos EUA, Trump obteve aproximadamente 61% dos votos nas primárias da Carolina do Sul. Nikki conseguiu cerca de 39%.

O desfecho das primárias deste sábado é visto por Nikki Haley como uma derrota “dentro da própria casa”. Haley, que foi deputada e embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, exerceu o cargo de governadora da Carolina do Sul de janeiro de 2011 a janeiro de 2017.

No processo das eleições primárias de hoje, a indicação do Partido Republicano para a corrida presidencial estava sendo disputada por 50 delegados. Trump, com sua vitória em votos totais no Estado, garantiu 29 delegados. Além disso, os 21 delegados restantes foram distribuídos com base nos resultados distritais – com o ex-presidente saindo vitorioso em todos eles, de acordo com as projeções.

Para ganhar o direito de representar os republicanos na corrida presidencial dos EUA, é necessário acumular 1.215 delegados. Na atual luta interna, o ex-presidente já possui 113 delegados. De acordo com o site da CNN Brasil, Nikki tem apenas 17 delegados.

Com o resultado da votação de sábado, Trump registra sua quarta vitória sobre Nikki Haley. Ele saiu vitorioso em todas as preliminares que já aconteceram. O ex-presidente ganhou as primárias nos estados de Iowa, Nevada e, agora, Carolina do Sul. Ele também recebeu a maioria dos votos nas Ilhas Virgens Americanas, um território dos EUA localizado no Caribe.

Novamente Trump X Biden?

Donald Trump reforça seu favoritismo para ser o representante do Partido Republicano na eleição presidencial dos EUA, programada para 4 de novembro, após a vitória nas primárias da Carolina do Sul. Se obtiver o número necessário de delegados, ele provavelmente enfrentará Joe Biden novamente.

O atual chefe de estado dos EUA, Biden, saiu vitorioso na competição contra Trump em 2020. Naquele momento, o democrata garantiu 306 votos do colégio eleitoral, enquanto seu oponente obteve 232.

“Nunca vi o Partido Republicano tão unido” – Donald Trump

Este ano, Trump exibe empolgação para alcançar um desfecho distinto. Quando saiu vitorioso nas eleições preliminares do Partido Republicano na Carolina do Sul, celebrou.

“Foi mais cedo do que prevíamos e maior do que prevíamos”, disse Trump, sobre o resultado no Estado localizado na costa sudeste dos EUA. “Nunca vi o Partido Republicano tão unido como agora.”

As informações são da Revista Oeste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo