Polícia

Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada realiza Passagem de Comando

Campo Grande MS) –  Na manhã de hoje, 16.07, a PMMS realizou a formatura de troca de comando do Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada. O evento ocorreu na sede do EIPMMont, em Campo Grande.

Na ocasião, O Tenente-Coronel PM Guilherme Dantas Lopes, que estava a frente da Cavalaria desde março de 2017,  passou o Comando para o Tenente-Coronel PM Antônio José Pereira Neto, o qual estava lotado na Diretoria de Recrutamento,  Seleção e Promoção da PMMS.

Fundada em agosto de 1998, a Cavalaria da PMMS é subordinada diretamente ao Comando de Policiamento Especializado – CPE e desenvolve atividades de policiamento montado em toda a extensão territorial da capital sul-mato-grossense e, pontualmente, no interior do Estado.

O Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada tem como missão principal atuar em ações em que envolvam grande concentração de público, na atividade de controle de distúrbios civis e no emprego em atividades culturais e esportivas, com o objetivo de preservar a ordem pública, além das atividades de policiamento ostensivo preventivo e equoterapia.

O policiamento montado apresenta uma série de características de emprego que possibilitam uma maior eficiência na sua atuação, especialmente onde haja aglomeração de pessoas, sendo elas: ostensividade, efeito psicológico, poder repressivo, eficácia na prevenção, mobilidade, flexibilidade, economia de efetivo e visibilidade.

Durante a cerimônia, foi realizada uma homenagem especial para os dois cavalos mais antigos do Esquadrão: o último desencilhamento do Kebec e do Pingo, ambos com mais de 20 anos de serviço policial montado, carregando em seus dorsos os policiais militares para as mais variadas missões, levando a presença da Polícia Militar e garantindo a segurança pública por todos rincões do Mato grosso do Sul. Reuniram todas as qualidades essenciais para a exigência do serviço: foram corajosos, fieis, dóceis e dedicados, desempenharam suas funções policiais com louvor e a partir de hoje estão “aposentados”.

Participaram do evento o Comandante-Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo Gimenez, o Subcomandante-Geral, Coronel PM Renato do Anjos Garne, o Chefe do Estado Maior-Geral, Coronel PM Nivaldo De Pádua Mello e o Comandante do Policiamento Especializado, Coronel PM Marcus Vinícius Pollet, dentre outras autoridades.

O evento foi restrito ao público externo devido à pandemia da Covid-19 e foi realizado seguindo as  normas de biossegurança.

Assecom/PMMS

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Fonte: PM MS

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo