NotíciasPolítica

Eduardo Bolsonaro quer audiência na Câmara para debater o “Twitter files”

Eduardo Bolsonaro pede audiência pública para discutir pressão do TSE sobre Twitter em 2022

Eduardo Bolsonaro, deputado pelo PL-SP, fará uma solicitação à Comissão de Relações Exteriores da Câmara, onde já atuou como presidente, para a realização de uma audiência pública acerca da versão brasileira do “Twitter Files”. Este arquivo revelou a troca de mensagens que sugerem a pressão do TSE sobre a plataforma em 2022 para a exclusão de contas e postagens.

Eduardo Bolsonaro, deputado do PL-SP, declarou neste sábado (6) que solicitará à Comissão de Relações Exteriores da Câmara a condução de uma audiência pública para discutir o caso conhecido como “Twitter files – Brazil”. Este caso envolve revelações recentemente divulgadas pela mídia sobre a troca de mensagens entre representantes da plataforma atualmente chamada de X e Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a campanha presidencial de 2022. As informações foram trazidas a público pelo jornalista americano Michael Shellenberger, em parceria com a Gazeta do Povo.

“Estou preparando agora um pedido para promover uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para discutir o Twitter Files Brasil e a censura com também um representante do X”, afirmou o parlamentar em sua conta na mesma rede social. Ele estava respondendo diretamente a um post feito anteriormente por Elon Musk, o atual proprietário do X, que questionou diretamente a Alexandre de Moraes o motivo de o ministro do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) impor tanta censura no Brasil.

Em resposta a Musk, Eduardo Bolsonaro mencionou reportagens sobre o caso do ex-deputado Daniel Silveira por determinação do STF e condenado a oito anos e nove meses de detenção. O deputado utado Marcel van Hattem (Novo-RS) também respondeu ao bilionário por meio de sua conta pessoal, o agradecendo por ter questionado o magistrado. Ele afirma ser uma das vítimas da censura revelada pelo “Twitter Files –Brazil”, sendo “monitorado e censurado” pelo ministro por meio de hashtags em postagens de terceiros. “Certamente ainda sou, assim como inúmeros outros brasileiros. Isso deve parar!”, protestou.

Advogado pede que PF e PGR investiguem o caso

O advogado André Marsiglia, especializado no tema liberdade de expressão, afirmou ao portal Poder360 neste sábado (6) que a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria Geral da República (PGR) deveriam investigar se o caso do Twitter Files no Brasil. Para ele, há indícios a serem confirmados de “abuso de poder” do Judiciário quando exigiu informações pessoais sobre usuários de redes sociais, além de interferência na divulgação de conteúdo. Para ele, como órgãos independentes, PF e PGR, poderiam avançar no sentido de individualizar a conduta de envolvidos para eventual responsabilização.

As informações são da Gazeta do Povo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo