NotíciasPolítica

Deltan ironiza Toffoli e Dirceu juntinhos: “juiz confraternizando com o réu”

Dias Toffoli e José Dirceu confraternizaram em um evento jurídico em São Paulo nesta segunda-feira, 18 de março

Deltan Dallagnol, ex-deputado que foi cassado, porém ainda elegível até segunda ordem, e pré-candidato à Prefeitura de Curitiba pelo partido Novo, fez um comentário no X, antigo Twitter, a respeito de uma nota publicada pela colunista social da Folha. A nota era sobre o evento no qual Dias Toffoli e José Dirceu celebraram juntos na segunda-feira, 18, em São Paulo.

“Dias Toffoli é um dos juízes que vai julgar José Dirceu na 2ª Turma do STF.

Dirceu ainda tem 2 condenações na Lava Jato que seus advogados querem derrubar.

Tudo certo: juiz confraternizando com o réu na maior cordialidade do mundo. Você não verá nenhum garantista reclamando.”

Dirceu, que era chefe de Toffoli na antiga Casa Civil do governo Lula, foi liberado da prisão duas vezes com votos do ministro do STF na 2ª Turma, juntamente com Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que agora é ministro da Justiça e Segurança Pública. Apesar de o petista ter sido condenado no escândalo do mensalão e ter recebido indulto de Natal concedido por Dilma Roussef, ambas as situações ocorreram no contexto da Lava Jato: inicialmente, quando ele estava em prisão preventiva; e posteriormente, após ser condenado em segunda instância por envolvimento no petrolão, durante o período em que a jurisprudência permitia a prisão.

Toffoli e Dirceu – que no dia 14 celebrou seu aniversário de 78 anos com a nata da velha política em Brasília – encontraram-se no lançamento de um anuário de Justiça, realizado por uma editora ligada a um site amigo de Gilmar Mendes. Quem também compareceu foi Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ denunciado em 2019 pela Operação E$quema S, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que também atingiu seu filho, o advogado Caio Asfor Rocha. A ação foi suspensa em 2020 pelo próprio Gilmar, como relembrou Crusoé na matéria “Cai o tráfico, fica a influência”, que atualizou os elos familiares entre escritórios de advocacia e tribunais, reforçados à luz do dia, com ajuda de Lula.

No lançamento de um anuário de Justiça, promovido por uma editora associada a um site ligado a Gilmar Mendes, Toffoli e Dirceu se encontraram. Dirceu tinha comemorado seu aniversário de 78 anos no dia 14 com a elite da política tradicional em Brasília. Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do STJ e acusado em 2019 pela Operação E$quema S, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro que também afetou seu filho, o advogado Caio Asfor Rocha, também esteve presente.

Claro, a coluna social do jornal não documenta o histórico de cada indivíduo, nem essas conexões.

As informações são do O antagonista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo