Campo GrandeNoticias

Experiência com foco na assistência odontológica de gestantes desenvolvida na capital recebe reconhecimento da opas

Com a proposta de dar continuidade e oportunizar a assistência odontológica mais ampla e adequada às gestantes durante o período de pandemia da Covid-19, experiência desenvolvida em Campo Grande recebeu menção honrosa da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS), sendo reconhecida nacionalmente e passando a figurar entre o seleto “rol” de boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

A experiência denominada: “Pré-Natal Odontológico: Continuidade de cuidado durante a pandemia de Covid-19”, executada na USF Moreninha e idealizada pela odontóloga residente em Saúde da Família, Thalissa Arrais da Silva dos Santos, ficou entre as 261 experiências finalistas selecionadas entre as mais de 1,7  mil inscritas na iniciativa “APS Forte no SUS – no combate à Covid-19”, promovida pela OPAS e o Ministério da Saúde. As experiências selecionadas foram conhecidas na última semana em cerimônia online.

Na contextualização, a autora explica que acompanhamento pré-natal odontológico já era desenvolvido, porém com algumas limitações. Devido à reforma no prédio da unidade e realocação da equipe de saúde bucal para outro local, as gestantes atendidas durante a semana na unidade eram previamente agendadas nos dois locais, e em virtude da distância, o número de absenteísmo era freqüente, impossibilitando o tratamento odontológico.

A iniciativa surgiu, segundo ela, com objetivo de fortalecer o pré-natal odontológico como conduta habitual dentro da unidade de saúde da família.

“No início da pandemia com a suspensão dos atendimentos odontológicos eletivos a equipe de saúde bucal retornou para a unidade, ainda provisória, e passou a captar as gestantes nos corredores, aguardando elas saírem da consulta médica ou de enfermagem após abertura e acompanhamento pré-natal. A princípio essa captação foi feita pela dentista, ASB, residente e recepção”, diz.

Dada às circunstâncias, todos na unidade estavam atendendo em maior quantidade esse grupo, pois todas tiveram suas consultas de acompanhamento mantidas. Durante sessão clínica multidisciplinar sobre pré-natal foram alinhadas as condutas frente ao atendimento das gestantes, principalmente em relação à necessidade de acompanhamento pré-natal odontológico e esse incentivado por todos da equipe. Ficou definido que após a abertura do pré-natal ou consulta de acompanhamento, seja pela equipe médica ou de enfermagem, as gestantes serão encaminhadas para a odontologia sem necessidade de agendamento prévio.

Até o momento, por meio desse acompanhamento multidisciplinar e continuado a quantidade de faltas reduziu significativamente, cerca de 80%, e espera-se atingir todas as gestantes das áreas adscritas.

A integralidade é um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante ações contínuas, individuais ou coletivas, com prioridade para atividades preventivas sem prejuízo dos serviços assistenciais. Se praticado, proporciona atenção a todas as necessidades do usuário de forma multidisciplinar. Através da clínica ampliada e conduta multiprofissional na USF, cada abertura de pré-natal inclui instantaneamente as consultas odontológicas como metodologia de tratamento e continuação do cuidado. A experiência teve como coautores as profissionais Fátima Isidora Almirón Ozuna Bortolo e Proscilla Jurais Godoy.

APS Forte no SUS

Lançada em maio do ano passado, a iniciativa APS Forte no SUS – no combate à COVID-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, visa dar  visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país.

Todas as experiências selecionadas e as fases da iniciativa podem ser conferidas no portal : https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo