NotíciasPolítica

Otoni de Paula protocola pedido para incluir perfil CHOQUEI no inquérito das fake News

Deputado pede inclusão de perfil “CHOQUEI” em inquérito sobre disseminação de fake news

Na sexta-feira (29/12), o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), que possui uma posição política de direita, formalizou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o perfil “CHOQUEI” seja incluído no inquérito que investiga a disseminação de notícias falsas. Esse pedido foi feito após o responsável pelo perfil CHOQUEI comparecer à polícia na quinta-feira (28) para prestar esclarecimentos sobre a morte de Jéssica Vitória Canedo, que estava envolvida na propagação de uma difamação que a associava a um suposto relacionamento com o humorista Whindersson Nunes. O administrador do Choquei admitiu ter publicado a notícia falsa e informou que vários outros perfis semelhantes também a divulgaram. Além disso, outros perfis de fofoca também estão sendo alvo de investigação e deverão prestar depoimentos no futuro.

Segundo o representante do Choquei, em seu pronunciamento, ele informou que levou provas importantes sobre o caso à polícia de Minas Gerais. Ele esclareceu que a informação falsa foi inicialmente divulgada por outro perfil e, posteriormente, compartilhada pelo Choquei. A declaração também incluiu: “Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei — e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado.”

O perfil Choquei está sendo investigado por suspeita de ter influenciado a morte de Jéssica Canedo. O delegado Felipe Monteiro, da Polícia Civil de Minas Gerais, que está encarregado do caso, pediu acesso às páginas do perfil nas redes sociais e está entrevistando outras plataformas que compartilharam a difamação. Raphael Souza, o proprietário do perfil Choquei, foi interrogado pela polícia, o que levou o delegado Monteiro a confirmar que a Polícia Civil está aguardando autorização para analisar os perfis envolvidos, pois há a possibilidade de responsabilizar os culpados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo