AL MS

História de MS é contada em série de reportagens da Rádio ALEMS

Arte Rupestre Gruta do Pitoco, em Alcinópolis

Ao completar 43 anos, Mato Grosso do Sul recebe uma homenagem da Rádio ALEMS. Em uma série de reportagens, a história do Estado é contada desde sua colonização até a criação de uma região rica no ecoturismo, no agronegócio, na diversidade de seu povo e da culinária.

A história dessa terra começa há mais de 10 mil anos antes de Cristo e é dessa época, nos períodos Mesolítico e Neolítico da pré-história, que o nosso Estado possui sítios arqueólogicos na região do entorno da cidade de Alcinópolis. São pinturas em cavernas,  artefatos de pedra  e sinais que indicam a presença deancestrais ameríndios que deram origem às tribos Guarani, Terena, Caiuá, Caiapó e Ofaié.

De origem guarani, o nome de nosso Estado e seu irmão-vizinho: kaa-gua-zu significa literalmente “mato grosso”. Tudo por conta da vegetação alta, de árvores de copas fechadas, troncos largos e retorcidos, presentes originalmente em toda a região de Mato Grosso e atual Mato Grosso do Sul.

Para saber mais sobre a história de Mato Grosso do Sul, acesse o link da Rádio ALEMS (clique aqui) e ouça a série de reportagens.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo