InternacionalNotícias

Jornalista português detido no Brasil ao cobrir ato pela democracia ganha destaque internacional

Jornais e perfis independentes nas redes sociais alertam para repressão da Polícia Federal no país

A detenção do jornalista português Sérgio Tavares, do Canal Sérgio Tavares, na manhã de domingo, 25, pela Polícia Federal (PF) no momento de sua chegada ao Aeroporto de Guarulhos para a cobertura do evento em prol da democracia na Avenida Paulista, teve repercussão global. Mídia e contas independentes nas redes sociais destacaram a repressão ocorrida no Brasil.

O passaporte de Tavares foi apreendido e ele foi levado para a delegacia da PF para ser interrogado, sendo liberado quatro horas mais tarde.

Veja a repercussão internacional

Glenn Greenwald, o jornalista norte-americano, foi um dos primeiros a ecoar isso com uma postagem em seu perfil no Twitter/X.

O portal de notícias polonês Visegrad 24 também se utilizou das plataformas digitais para chamar atenção para o desconforto do jornalista português ao chegar no Brasil.

Partido Português Pressiona o Governo por um Posicionamento

A Alternativa Democrática Nacional (ADN), um partido político de Portugal, emitiu uma declaração de condenação intitulada “Ditadura no Brasil contra o português Sérgio Tavares”.

Na declaração à imprensa, a legenda solicita uma posição do governo português sobre o incidente.

Nota do ADN publicada nas redes sociais do partido português | Foto: Reprodução/ADN

“Esta perseguição fascista de uma extrema-esquerda que apoia o presidente Lula da Silva” diz a nota, “é fruto da complacência que o nosso Governo e o Presidente da República têm com criminosos condenados por crimes.”

Tavares Mantém Silêncio Durante Interrogatório

Tavares, enquanto esperava para ser levado à delegacia no saguão do aeroporto, declarou: “Eu vim apenas mostrar imagens como um cidadão livre de um movimento pela democracia convocado por Jair Bolsonaro”.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo