
O jornal britânico Financial Times destacou que a recente cirurgia e internação hospitalar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantaram questionamentos sobre sua saúde física e sobre uma possível candidatura à reeleição em 2026. O artigo intitulado “Esquerda brasileira se vê obrigada a considerar futuro pós-Lula” comparou a situação de Lula com a dos presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden (82 anos), e o presidente eleito Donald Trump (78 anos). Lula completou 79 anos.
Debate Sobre Reeleição
O artigo afirma que Lula só decidirá sobre sua candidatura próximo às eleições, mas aliados já garantem que ele buscará a reeleição. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, declarou que “não existe plano B” dentro do partido.
Saúde em um Momento Delicado
A preocupação com a saúde de Lula surgiu em um momento de instabilidade econômica, com investidores atentos à situação das finanças públicas e à inflação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, favorito para uma eventual sucessão de Lula, tem enfrentado resistência dentro do PT por suas políticas de austeridade fiscal.
Procedimentos Médicos
Lula foi internado na terça-feira (10/12) para tratar uma hemorragia no crânio após um acidente doméstico ocorrido em outubro. Na quinta-feira (12/12), ele passou por um segundo procedimento para reduzir o fluxo de sangue para a meninge. O presidente recebeu alta no domingo (15/12) e garantiu que voltará em breve ao trabalho.
Entrevista e Compromisso Fiscal
Em entrevista à Rede Globo, Lula reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal:
“Entreguei esse país numa situação muito privilegiada. É isso que eu quero fazer outra vez. E não é o mercado que tem ficar preocupado com os gastos do governo. É o governo.”
Lula também criticou a alta taxa de juros:
“A única coisa errada nesse país é a taxa de juros estar acima de 12%.”