Em uma entrevista exclusiva para a CNN, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, mostrou seu apoio à candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A entrevista completa foi transmitida nesta quinta-feira (25), às 23h.
Dirceu, co-fundador do PT e ex-presidente nacional do partido, afirmou que “Em 2026, nós vamos reeleger o Lula”. Atualmente, ele se identifica principalmente como um “militante político”.
De acordo com José Dirceu, o PT e as forças progressistas devem vislumbrar um ciclo de 12 anos no poder. “É viável, é possível. Nós temos que construir esse projeto.”
Ainda sem expectativas de regressar ao governo Lula, Dirceu afirmou que está retomando sua presença na esfera política. Ele declarou: “Vou passar a falar publicamente agora. Vou participar do debate público a partir deste ano”.
O escândalo do mensalão ocorreu durante o primeiro mandato de Lula, em 2005, levando o ex-ministro a deixar a Casa Civil.
Dirceu lançou críticas à Operação Lava Jato, aguardando a deliberação do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da suspeição do ex-magistrado Sergio Moro, no julgamento das ações que resultaram em sua condenação na referida operação.
Dirceu, em entrevista à CNN, faz uma avaliação do governo Lula 3 em termos de interação com o Congresso, o desempenho da economia sob a gestão de Fernando Haddad, a conexão do petismo com o setor agroindustrial e também discute o papel da primeira-dama, Janja da Silva, entre outros tópicos. Ao concluir, ele aponta os principais representantes do campo bolsonarista que estão em melhor posição para competir com Lula nas eleições de 2026.