NotíciasPolítica

TSE agenda julgamento que pode custar o mandato de Cláudio Castro na próxima terça-feira

Recurso do MPE sobre acusações de abuso de poder político e econômico entra na pauta do Tribunal Superior Eleitoral e aumenta a pressão sobre o governador do Rio de Janeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para a próxima terça-feira, 4 de novembro, o julgamento do recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede a cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e seu vice, Thiago Pampolha.

A ação questiona a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em janeiro de 2025, absolveu o governador em primeira instância. Castro é acusado de abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha de reeleição em 2022, que teria se beneficiado de um suposto esquema de contratações irregulares na Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) para atuar como cabos eleitorais.

O processo está sob a relatoria da ministra Isabel Gallotti. A inclusão na pauta do TSE, um dia após a operação policial mais letal da história do Rio, intensifica a crise política enfrentada pelo governador. Caso o TSE acate o recurso do MPE, Cláudio Castro poderá ter o mandato cassado e ser declarado inelegível.

Da redação Midia News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo