Natural de Coxim, o ciclista recebe pelo segundo ano consecutivo o incentivo do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), ligada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). A competição ocorreu entre os dias 3 e 10 de março, em Curitiba (PR), e contou com a participação de atletas de diversos estados brasileiros, competindo em quatro categorias.
Pedro Dourado foi o único representante sul-mato-grossense no campeonato, que também contribuiu para o ranking brasileiro da modalidade. “Me sinto muito feliz com a vitória, fiquei bastante tempo treinando em Indaiatuba SP, um mês e meio treinando, e deu resultado, estou muito feliz”, ressalta Pedro.
Seus três ouros foram conquistados em duas provas individuais e uma por equipes, envolvendo as categorias juvenil e júnior. Além disso, ele também garantiu três medalhas de prata em outras categorias.
Com uma trajetória impressionante até os 15 anos, o coxinense já acumula uma série de títulos nacionais, incluindo o Campeonato Nacional de Contrarrelógio em 2022 e o Campeonato Nacional de Eliminação em 2023.
O jovem ciclista começou seus treinos por meio do Prodesc (Programa MS Desporto Escolar), desenvolvido pela Fundesporte em parceria com a SED (Secretaria de Estado de Educação), que oferece treinamento esportivo nas escolas estaduais, no contraturno das aulas. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, o programa além de iniciar diversos alunos-atletas no esporte, é responsável por revelar grandes talentos. “O Prodesc é um programa que devolve com títulos estaduais, nacionais, o Pedro Lucas é um desses modelos de sucesso”, frisa Herculano.
Para o titular da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda, o Prodesc é um programa que universalizou o acesso à prática esportiva em todo o estado. “A gente fica muito feliz de alguma forma ter contribuído e já ver resultados significativos e ver que o esporte realmente transforma vidas”, destacou.
O ciclismo é mais do que um esporte para Pedro, tornou-se uma tradição familiar. Ele pedala desde criança, seguindo os passos de seus pais, que são campeões estaduais de MTB (mountain bike), e de seus tios, que conquistaram títulos nacionais em várias categorias.
Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte
Lucas Castro, Comunicação Setesc
Foto Capa: Arquivo