InternacionalNotícias

Vídeo: presidente da Guiana denuncia hipocrisia ambientalista

Mohamed Irfaan Ali participou de uma entrevista para a emissora britânica BBC News

O líder da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, criticou a falsidade ambiental promovida pelos países do “Primeiro Mundo”. Essa situação aconteceu durante sua participação no programa HARDtalk, transmitido pela BBC News, na quinta-feira, dia 28.

“O mundo, nos últimos 50 anos, perdeu 65% de toda a sua biodiversidade”, disse o presidente da Guiana. “Nós mantivemos a nossa biodiversidade. Vocês estão valorizando isso? Estão prontos para pagar por isso? Quando o mundo desenvolvido vai pagar por isso? […] Vocês e seu sistema estão nos bolsos daqueles que destruíram o meio ambiente durante a revolução industrial. E agora nos dão lições de moral? […] São pagos para transmitir as mensagens deles?”

As afirmações em questão se deram como resposta a Stephen Sackur, apresentador do programa, que questionou o fato da Guiana poder arrecadar um lucro de US$ 150 bilhões da exploração de petróleo e gás nos próximos 20 anos. O líder da Guiana rebateu as críticas do jornalista.

“Deixe-me interrompê-lo”, disse Irfaan Ali. “Você sabia que Guiana tem uma floresta eterna do tamanho da Inglaterra e da Escócia juntas? Uma floresta que armazena 155 gigatoneladas de carbono? Uma floresta que mantemos viva?”

Presidente da Guiana Contradiz Jornalista da BBC News

Em seguida, Sackur interrompeu o presidente e questionou: “Isso dá a você o direito de liberar todo esse carbono?”. Irfaan Ali utilizou essa pergunta para expor a hipocrisia ambiental dos países desenvolvidos.

“Isso dá a você o direito de nos dar lições sobre mudanças climáticas?”, interpelou o presidente da Guiana. “Vou dar uma lição sobre mudanças climáticas, porque mantivemos essa floresta viva. Ela armazena 195 gigatoneladas de carbono, que você aproveita. Que o mundo desfruta. Que vocês não nos pagam por isso. Que vocês não valorizam, que vocês não veem valor. Que o povo da Guiana manteve vivo.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo