
Depois de receber críticas nas redes sociais, a campanha de Guilherme Boulos excluiu um vídeo do comício onde o hino nacional foi interpretado em “linguagem neutra”.
Depois de causar polêmica nas redes sociais, a campanha do candidato Guilherme Boulos, do PSol, à Prefeitura de São Paulo, removeu um vídeo de um comício em que o hino nacional era interpretado em linguagem neutra.
A capital paulista foi palco de um comício no sábado (24/8), que foi transmitido em tempo real na página do Youtube de Boulos. Na manhã de terça-feira (27/8), o vídeo ainda podia ser acessado, no entanto, foi removido no início da tarde.
Através das imagens, podia-se perceber a cantora Yurungai, que estava encarregada de entoar o hino no evento, alterando o gênero da última estrofe para um formato neutro. Em vez de “dos filhos deste solo és mãe gentil”, ela cantou “des files deste solo…”.
A artista Yurungai é uma cantora, compositora e instrumentista de Mbira, um instrumento musical originário da África. Na sua conta do Instagram, ela afirma que seu trabalho “reinterpreta a música popular brasileira com influência africana”.
No sábado pela manhã, a cantora realizou uma performance com o gênero da estrofe trocado. O ato ocorreu durante um comício no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, ao lado de Lula, Boulos e Marta Suplicy, candidata a vice do psolista.
A Lei nº 5.700/1971 determina que “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Proíbe ainda que “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional” sob pena de multa.